Pelo menos 1/3 dos cancros são evitáveis.
O cancro é a segunda maior causa de morte em todo o mundo. Mas pelo menos um em cada três cancros podem ser evitados. Isso dá-nos motivos para agir!
Pelo menos um terço dos cancros são evitáveis, o que justifica a adoção de escolhas saudáveis e estratégias de prevenção para todos, de forma a reduzir os nossos riscos de cancro.
Estes números são a prova que vale a pena mudar para um estilo de vida mais saudável:
- 75 a 80% da maior parte dos cancros são causados por factores associados ao estilo de vida.
- 30% dos cancros estão directa ou indirectamente relacionados com a nutrição.
- 40% dos cancros podem ser evitados com mudanças no estilo de vida.
Temos por isso todas as razões para defender escolhas saudáveis!
E de que escolhas saudáveis estamos a falar?
Ter uma alimentação saudável
Uma alimentação saudável significa:
- Diminuir o consumo de gorduras saturadas e de alimentos ricos em açúcar e sal.
- Reduzir o consumo de carnes vermelhas. Prefira as carnes brancas e o peixe. Os peixes gordos (sardinha, cavala, salmão) são fontes de ómega-3, que protegem contra o cancro.
- Evitar alimentos pré-confeccionados – contêm muito sal.
- Não reutilizar as gorduras – use pouca gordura na confecção de alimentos e prefira azeite.
- Aumentar a ingestão de vegetais e fruta – as hortaliças de cor verde escura (espinafres, couves, brócolos) contém sulfurafanos, além de fibra.
- Incluir leguminosas na alimentação – os legumes de cor vermelha e roxa (tomate, beringela, beterraba) são ricos em licopeno (potente antioxidante).
- Consumir cereais integrais ,pelo seu alto teor em fibra.
- Não cozinhar demasiado os alimentos – não consuma alimentos total ou parcialmente carbonizados.
- Moderar o consumo de bebidas alcoólicas – o consumo excessivo de álcool aumenta o risco de desenvolvimento de cancro.
Quer saber mais sobre alimentação saudável ? Leia este artigo também.
Existem suplementos alimentares com substâncias com propriedades anti-oxidantes. Conheça aqui algumas opções.
Controlar o peso
O excesso de peso, a obesidade e a inatividade física são responsáveis por cerca de 159 mil mortes por cancro colo-retal todos os anos e por cerca de 88 mil mortes por cancro da mama.
Ser fisicamente ativo ajuda a reduzir o risco de cancro, ao ajudar a controlar o peso!
Ter excesso de peso leva o organismo a produzir e a fazer circular mais estrogénios e insulina, hormonas estas que podem estimular o crescimento do cancro. Por sua vez, a atividade física pode ajudar também a melhorar os níveis hormonais e o modo como funciona o sistema imunológico.
Realizar atividade física
Hoje em dia não existe qualquer dúvida de que o excesso de gordura corporal, consumir muitas calorias e a falta de exercício físico estão associados a um risco aumentado de desenvolver muitos tipos de cancro, incluindo o cancro do esófago, colo-rectal, mama, útero e rim. É por esse motivo que defendemos a atividade física!
A atividade física é uma parte importante de uma vida saudável, independentemente da idade. Qualquer que seja o momento em que se inicia a atividade física, ela melhora sempre a saúde. Mesmo as pessoas que iniciaram atividade física mais tarde na sua vida têm muitos dos benefícios para a saúde que as pessoas que sempre foram fisicamente ativas.
É fundamental abandonar o sedentarismo, e evitar passar horas no sofá!
As recomendações indicam que se deve realizar atividade física de intensidade moderada pelo menos cerca de 150 minutos por semana ou 75 minutos se a atividade for mais intensa.
O exercício físico não só é importante para reduzir o risco de desenvolver cancro, como também apresenta benefícios para as pessoas que se encontram a receber tratamentos para esta doença ou que são sobreviventes.
A prática de exercício físico não só é segura durante os tratamentos para o cancro, como também pode melhorar o funcionamento físico e muitos aspetos da qualidade de vida. A prática de exercício físico moderado melhora a fadiga, ansiedade e a auto-estima, como também tem benefícios para a força muscular e composição corporal. Por sua vez, pode ajudar a diminuir o risco de recidiva da doença e a aumentar a sobrevida.
São só três os hábitos saudáveis que podem fazer uma alteração muito positiva na nossa vida ! Vamos começar hoje ?
Fontes: National Cancer Institute e Liga Portuguesa Contra o Cancro