10 h+abitos saudáveis
Conselhos de Saúde

10 hábitos simples para uma vida mais saudável

Um estilo de vida saudável é importante para vivermos com energia e vitalidade, com mais saúde e menos doença.

Para conseguir introduzir na sua vida estes hábitos o primeiro passo é: começar hoje! O importante não é a perfeição, mas sim a ação! Não tem de impor a si próprio um rigor absoluto todos os dias, tente apenas manter o equilíbrio ao longo da semana.

Tenha uma vida mais saudável ! Nunca duvide que é realmente possível introduzir mudanças positivas e sustentáveis na sua vida desenvolvendo a pouco e pouco novos hábitos.

Os 10 hábitos simples que podem transformar a sua vida são:

  1. Inicie o dia a beber água.Beber água é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Beba pelo menos 1,5L de água por dia. Tenha água sempre à mão, para aumentar a probabilidade de ingerir a quantidade ideal.
  2. Coma fruta e vegetais todos os dias.Estes alimentos são ricos em fibras, vitaminas e minerais, com enormes benefícios ao nível da saúde. Escolha vegetais e frutas de diferentes cores, prefira os produtos locais e da época e quanto mais frescos melhor! É importante comer diferentes variedades para colher o máximo benefício.
  3. Planeie as suas refeições.Se planear o que vai comer ao almoço, jantar e aos lanches a probabilidade de cometer erros diminui. Quando for às compras leve uma lista e cumpra-a à risca! É fundamental evitar alimentos processados, doces e excesso de gordura e sal.
  4. Faça exercício físico.Existem várias formas de exercitar o corpo. O importante é dar mais movimento ao corpo e estar ativo. Pode começar por sair todos os dias de casa para caminhar 30 minutos ou mais. O sedentarismo é um inimigo muito perigoso!
  5. Dê boas noites de sono ao seu corpo.Dormir o suficiente é absolutamente essencial para que o corpo tenha tempo para recuperar energias e regular o metabolismo. Os especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções.
  6. Procure aprender algo novo todos os dias.Estimule o seu cérebro através da aquisição de novos conhecimentos. Pode aprender uma nova língua ou aprender a tocar um instrumento musical. A leitura e os jogos também são uma ótima estratégia para manter a mente em exercício.
  7. Desenvolva pensamentos positivos. Pensar positivo ajuda a gerir o stress e ansiedade. O stress aumenta os níveis de cortisol no corpo, tendo várias consequências negativas ao nível da saúde.
  8. Estabeleça objetivos para a sua vida. Ter objetivos de vida e ter à sua volta pessoas com quem partilhar esses objetivos é realmente importante. A presença de um propósito de vida impacta positivamente o bem-estar físico e mental.
  9. Promova as suas relações sociais.É essencial conviver com outras pessoas, rir à gargalhada e partilhar histórias. Promova bons momentos com amigos, família e a comunidade à sua volta.
  10. Saia à rua para respirar ar puro e apanhar sol.A exposição solar é fundamental para garantir níveis adequados de vitamina D no organismo, vitamina esta que é fundamental para o sistema ósseo, imunitário e para a saúde mental. Mas atenção: a exposição solar apresenta riscos, por isso deve fazê-lo nas horas de menor risco.

 

Não existe um único segredo para uma vida saudável, existem um conjunto de hábitos que devem ser combinados no seu dia-a-dia!

 

Viva bem: mais saudável e mais feliz!

 

Fontes :

https://www.health.harvard.edu/

https://www.dgs.pt/