Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 60 €

Conselhos de Saúde

Coenzima q 10 o que é
Conselhos de Saúde

5 benefícios da Coenzima q10

A coenzima q10 é uma molécula naturalmente produzida pelo nosso organismo.

A coenzima q10 está presente em elevada quantidade em diversos órgãos do corpo, como o coração, os rins, o fígado, o cérebro e os músculos. Estes são os órgãos que têm maiores necessidades energéticas.

A coenzima q10, ou ubiquinona (outra designação possível), está presente na maioria das células, mais especificamente ao nível da mitocôndria e tem um papel fundamental na produção de energia (ATP).

Outra das capacidades desta molécula é o facto de ter propriedades antioxidantes. Esta capacidade torna-a útil na eliminação de radicais livres!

Sendo assim esta molécula é importante para o bom funcionamento do organismo, apresentando as seguintes funções:

  1. Aumenta a produção de energia e por isso diminui o cansaço;
  2. Protege as células, através da sua capacidade antioxidante;
  3. Apoia o sistema cardiovascular;
  4. Estimula o sistema imunitário;
  5. Promove a renovação das células da pele, atrasando o envelhecimento cutâneo.

O nosso organismo produz naturalmente esta coenzima .

Mas infelizmente esta produção diminui com o envelhecimento, mais drasticamente a partir dos 40 anos de idade. Segundo alguns especialistas, atinge-se um pico dos níveis de q10 no organismo aos 20-25 anos, idade a partir da qual a sua produção fica mais reduzida. Uma das consequências que se faz sentir mais rapidamente é a falta de energia.

Existem ainda medicamentos que provocam a diminuição da quantidade de coenzima q10 no nosso organismo, como é o caso das estatinas que são utilizadas para a diminuição do colesterol, da cortisona e de alguns tipos de anti-depressivos.

Desta forma é importante compensar através de alimentação. Existem boas fontes alimentares :

  • Carne de frango e de perú, com a vantagem de serem carnes brancas.
  • Sardinhas e cavalas, e além disso também contêm elevadas quantidades de ómega 3. Como a coenzima Q10 é solúvel em gordura, necessita de gordura para a sua absorção, por isso é boa ideia optar por peixes gordos como o salmão, atum ou a sardinha.
  • Nozes, amendoins e castanhas, que também são ótimas fontes de vitaminas e minerais.

Existem também suplementos alimentares que apresentam a coenzima Q10 na sua constituição.

Quando escolher um suplemento alimentar com coenzima Q10 garanta que opta por uma excelente fonte de matéria prima, com maior capacidade de absorção pelo organismo. A matéria-prima utilizada deve ser idêntica à forma de Q10 produzida pelo organismo e o suplemento deve ter uma formulação oleosa.

Contudo, é importante não esquecer que os suplementos alimentares não devem ser usados como substitutos de um regime alimentar variado e equilibrado e de um estilo de vida saudável.

É também cada vez mais comum encontrar a coenzima Q10 em produtos cosméticos.

A absorção desta substância pela pele ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo, prevenindo e reduzindo as rugas faciais.

Por exemplo, a marca de dermocosmética Eucerin tem uma gama de cremes de rosto anti-envelhecimento com a coenzima q10 na sua composição .

Caso tenha alguma dúvida tem, deste lado, um farmacêutico ao seu dispor!

Estamos sempre disponíveis para:
✅Aconselhar 
✅ Informar 
✅Recomendar 


Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.