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Conselhos de Saúde

Imunidade e alimentação
Conselhos de Saúde

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NO SISTEMA IMUNITÁRIO

Pode a alimentação reforçar o sistema imunitário?

Reforçar o sistema imunitário é uma preocupação que todos nós deveriamos ter para promover a nossa saúde.

Este artigo é totalmente dedicado a este tema: como reforçar o sistema imunitário através da alimentação.

A principal função do sistema imunitário é a proteção do organismo humano contra todo o tipo de agentes patogénicos. O sistema imunitário foca-se sobretudo na deteção desses mesmos agentes, desde vírus a parasitas, atuando no seu reconhecimento e eliminação.

Inerente a um normal funcionamento do sistema imunitário encontra-se a adoção de hábitos alimentares adequados e equilibrados que incluam uma grande diversidade de nutrientes.

Uma alimentação saudável deve contar com a presença de diferentes nutrientes, desde logo fornecedores de energia (hidratos de carbono, proteínas e lípidos), bem como vitaminas e minerais (tais como as vitaminas A, B, C e D, o ómega 3, o cobre, o ferro, o selénio e o zinco), valorizando a água como principal fonte de hidratação.

Porém, apesar de não existir um só alimento, nutriente ou suplemento “milagroso”, é importante sublinhar que uma alimentação baseada no equilíbrio e na diversidade permitirá seguramente manter um bom estado nutricional podendo fazer a diferença, em caso de doença, em detrimento de quem não tenha esse mesmo cuidado.

É ainda fundamental que as boas práticas de higiene sejam asseguradas em qualquer circunstância, segundo as recomendações da Direção-Geral de Saúde.

 

Quais são então as fontes de Vitaminas e Minerais que contribuem para reforçar o sistema imunitário?

  • Vitamina A: cenoura, espinafres, manga, mamão, beterraba, óleo de fígado de bacalhau, queijo cottage;
  • Vitamina B: levedura de cerveja, farelo de aveia, ovo, banana, avelã, soja, arroz integral, carnes diversas, salmão;
  • Vitamina C: acerola, morangos, kiwi, goiaba, tangerina, brócolos;
  • Vitamina D: óleo de salmão, salmão, ovo, manteiga;
  • Ómega 3: sardinha, salmão, atum, nozes, linhaça, sementes de chia;
  • Cobre: fígado de vitela, coentros, castanha de caju, amendoim, cogumelos;
  • Ferro: lentilhas, espinafres crus, feijão preto cozido, grão-de-bico, pistachos, damasco, sementes de abóbora, gema de ovo, fígado de galinha, atum fresco;
  • Selénio: castanha do Pará, trigo, arroz, gema e clara de ovo, sementes de girassol, frango, repolho;
  • Zinco: ostras, camarão, perú, sementes de abóbora, feijão de soja, amêndoa, noz-pecã;
  • Probióticos (microrganismos que auxiliam ao bom funcionamento intestinal): vinagre de maçã, iogurte natural, leite fermentado, requeijão, kefir, kombucha, chucrute.

Reforçar o sistema imunitatio através da alimentação

 

Existem também suplementos alimentares cuja composição tem estas vitaminas e minerais ou probióticos que aqui falamos . São exemplos:

 

 

 

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