Carrinho de Compras

fechar

ENVIO GRÁTIS EM 48 HORAS EM COMPRAS SUPERIORES A 60 €

Conselhos de Saúde

Conselhos de Saúde

Alimentação saudável – como conseguir !

Alimentação saudável – como conseguir !

Todos nós queremos ser mais saudáveis, queremos ter mais energia e queremos viver muitos e muitos anos. A alimentação saudável é sem dúvida uma via fundamental para se atingirem estes objectivos .

Há cada vez mais evidências da relação que a alimentação tem com o envelhecimento e com o aparecimento de muitas doenças. Uma alimentação baseada em produtos processados, açúcar e gorduras saturadas leva ao aumento de produção de radicais livres no organismo. Por sua vez o excesso de radicais livres está directamente relacionado com o envelhecimento prematuro, doenças como o cancro, Alzheimer e Parkinson. Por este motivo é urgente olharmos para a comida de uma forma diferente e percebermos o poder que ela tem de nos afectar a nível físico e mental.

É fundamental escolhermos para a nossa alimentação alimentos ricos em nutrientes e substâncias com forte acção antioxidante – como as vitaminas C, E, selénio, magnésio e zinco.

É necessário escolher os bons alimentos e ter a coragem de eliminar os maus: o álcool, a comida enlatada, alimentos fritos, demasiado cozinhados, alimentos processados, bebidas gaseificadas, açúcar e adoçantes não naturais.

O ideal é optar por alimentos no seu estado mais primitivo e escolher os alimentos da época. Devemos comer comida real! Michael Pollan, autor do livro “Food rules” dá o seguinte conselho : “ Não comas nada que a tua avó não reconhecesse como comida”.

Evitar alimentos altamente processados é fácil. Não comam se tiverem dificuldades em identificar a planta ou animal de origem, se o prazo de validade for muito grande e se a lista de ingredientes for mais científica que culinária.

Sempre que possível devem comer-se os alimentos em estado cru, para maximizar a assimilação das suas vitaminas e minerais e preservar as enzimas que ajudam no processo de digestão. Os alimentos naturais inteiros são suficientemente complexos e ricos em tudo o que precisamos.

Cada refeição é uma oportunidade!

 

Inês Duarte

Farmacêutica

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.