fbpx

Sign in

fechar
Create an Account

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 45 €

Conselhos de Saúde

Pernas pesadas : as estratégias certas!
Conselhos de Saúde

As estratégias certas no combate às pernas pesadas!

O Verão chegou de braços abertos: o sol radioso e o calor saúdam-nos a cada dia! Aumenta a nossa boa disposição, sentimo-nos mais felizes e sorrimos mais. Mas… o aumento das temperaturas é, para muitas pessoas (principalmente as mulheres), sinónimo de dor, inchaço, sensação de peso e calor ou frio nas pernas. Porquê as pernas pesadas?

Pernas pesadas, afinal qual é a razão?

Os sintomas acima referidos podem ser normais para quem passa muitas horas em pé ou fica demasiado tempo sentado, podendo, no entanto, significar que existe algo mais: Doença Venosa.

À primeira vista parece um nome assustador, mas vamos desmitificar! No fundo, estamos a falar da dificuldade do sangue em completar o circuito de retornar das pernas ao coração, o que vai provocar fragilidade e menor resistência nas paredes das veias dos membros inferiores. Surgem, frequentemente, os edemas nos tornozelos pela infiltração de água nos tecidos e os sintomas das “pernas pesadas”.

Numa situação mais agravada surge a Doença Venosa Crónica quando, além desta fragilidade nas paredes das veias, também as válvulas existentes nas veias (que impedem o retorno venoso do sangue para os pés, pelo efeito da gravidade) deixam de funcionar corretamente e surge o refluxo sanguíneo. O facto de o sangue ficar parado localmente faz com que as veias aumentem de tamanho e se tornem visíveis, dando origem às tão conhecidas e indesejadas varizes!

A taxa de incidência de Doença Venosa é substancialmente superior nas mulheres, muito por conta dos fatores hormonais (contraceção hormonal, gravidez, menopausa…).

A genética e a idade são fatores de peso no surgimento da Doença Venosa, mas a prevenção é possível e vamos debruçar-nos sobre isso mesmo.

O que podemos então fazer? Quais as estratégias certas?

  1. Ingerir bastante água e infusões. Aqui na Farmácia somos verdadeiros apreciadores do sabor e do efeito da Infusão Caudalie Tisanas Drenantes.
  2. Manter uma alimentação equilibrada e evitar o excesso de peso.
  3. Usar meias de compressão quando sabe à partida que vai passar muitas horas em pé ou muitas horas sentado, seja em trabalho ou em viagem (num avião, no carro, etc). As meias de descanso/compressivas são aquilo que pode, ao primeiro impacto, parecer uma autêntica “tortura”, mas que vão tornar-se motivo de enorme alívio ao final do dia. Na Farmácia temos disponíveis a marca Lycias, Ibici e a Venosan.
  4. Praticar exercício físico como caminhadas, ciclismo, ginástica, natação, que estimulam o retorno venoso do sangue e melhoram bastante a sintomatologia.
  5. Descansar e ter uma noite de sono repousante.
  6. Evitar calças e “leggins” demasiado justas às pernas.
  7. Dar preferência ao calçado confortável, evitando os saltos altos ou os sapatos rasos (um tacão de cerca de 3-4 cm é o ideal).
  8. Evitar situações de calor exagerado tais como: exposição solar excessiva, depilação com cera muito quente, banho/duche com água muito quente.
  9. No final do duche, passar água fria pelas pernas, com o auxílio do chuveiro, no sentido ascendente (começando nos pés e passando ao longo das pernas).
  10. Fazer pausas para se movimentar quando passa muito tempo parado (em pé ou sentado).
  11. Elevar as pernas ao final do dia.
  12. Massajar as pernas com um gel refrescante e promotor de bem-estar, com movimentos circulares e ascendentes. Podemos dar como sugestões o Allestax Gel refrescante, o Aquilea Pernas Leves Gel ou o Fisioven Biogel Gel .

Que suplementos alimentares sugerimos?

Quando o calor aperta, as horas em pé/sentado são inevitáveis e mesmo com todos os cuidados pode surgir o mau estar, a dor e o inchaço! Além de todos os cuidados que referimos existem ainda diversos suplementos alimentares que se podem tornar verdadeiros aliados no combate às pernas pesadas.

Se, no seu caso, o edema é a causa de maior desconforto, podemos sugerir Arkocápsulas Orthosiphon que vai ajudar na eliminação de líquidos. Se prefere algo bebível e que estimule a ingestão de água ao longo do dia, tem sempre a hipótese de fazer um drenante tal como: Drenaslim. Consoante as necessidades que apresente, existem outras alternativas que se podem adequar caso a caso.

Caso pretenda complementar os cuidados que já tem com um suplemento alimentar que beneficie a circulação venosa, existem excelentes formulações: Arkocápsulas Videira, Arkocápsulas Castanheiro da Índia,e o Fisioven cápsulas.

Quer saber mais sobre os produtos de aplicação tópica para as pernas pesadas?

O Fisioven bioGel tem na sua composição Gilbardeira, Castanheiro-da-índia, Centelha e Videira vermelha. Esta fórmula cosmética tem a certificação dos cosméticos biológicos. É o gel ideal para realizar uma massagem duas vezes por dia.

O Aquilea Pernas Leves gel favorece e ativa a microcirculação cutânea ajudando a diminuir o peso e a fadiga das pernas. Além disso refresca e tonifica a pele.

Para quem tem derrames vasculares já visíveis existe um produto específico : o Remescar Derrames Vasculares. Este produto reduz a aparência dos derrames vasculares e fortalece as paredes dos vasos sanguíneos. Pode ser aplicado nas pernas, abdómen e até no rosto.

Cuide de si! Cuide do seu bem-estar e não desvalorize a saúde das suas pernas como se de algo meramente estético se tratasse. As suas pernas são o seu meio de transporte exclusivo e vitalício !

Conte com a equipa de farmacêuticos da sua Farmácia Arade para um aconselhamento personalizado e adequado.

Ana Filipa Romão

Farmacêutica na Farmácia Arade

Para ter acesso a mais produtos com substâncias que favorecem o bem estar das pernas clique aqui.

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.