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Conselhos de Saúde

Beber água é fundamental para o organismo
Conselhos de Saúde

Que quantidade de água já bebeu hoje?

Beber água em quantidade suficiente é fundamental para a saúde!

Já bebeu água hoje?

“Beber água é importante”, “Temos de nos hidratar”, são frases que ouvimos frequentemente! Mas… tem noção da quantidade de líquidos que ingere diariamente?

Bebe água suficiente para as necessidades do seu organismo? Pertence ao grupo dos que dizem: “Sim, quando tomo os comprimidos” ou também é defensor dos que se justificam com a velha brincadeira “Beber muita água faz crescer sapos na barriga”?

O corpo humano é composto maioritariamente por água e precisa dela para o seu bom funcionamento.

Há variadas situações em que o reforço hídrico é vital, para evitar consequências mais negativas, como em situação de vómitos, diarreia, toma de medicamentos, idosos, crianças e bebés, dias de muito calor, prática de exercício físico, febre e gravidez, mas, de qualquer forma, a ingestão diária de cerca de 1,5-2 L de água é de extrema importância para todas as pessoas.

Com o avançar da idade, o “mecanismo da sede” vai perdendo a sua eficácia e, muitas vezes, os mais velhos deixam mesmo de ter a sensação de sede, entrando em estado de desidratação, o que pode mesmo implicar necessidade de tratamento médico para repor o equilíbrio hídrico. Não estranhe quando ouvir um idoso dizer que “nunca tem sede”. Provavelmente está a dizer a verdade. Transmita-lhe que beber água não tem e nem deve ser apenas quando há sede!

A desidratação pode ter variadas consequências e causar imensos sintomas que, muitas vezes, nem associamos a tal:

  1. Obstipação: quantas vezes aumentou a ingestão de alimentos ricos em fibra e não melhorou a função intestinal?
  2. Maior probabilidade de surgir infecção urinária
  3. Pele seca, enrugada e com prurido
  4. Cansaço
  5. Tonturas
  6. Cãibras
  7. Inchaço nas pernas

Beber água não tem de ser uma tarefa árdua e “chata”.

Pode optar por beber infusões, águas aromatizadas com rodelas de limão, pepino, canela e gengibre, por exemplo. Há possibilidades infinitas e é só adequar ao gosto pessoal.

Pode e deve comer sopa e apostar na ingestão de frutas. Existem tantas formas simples de obter a hidratação necessária ao bom funcionamento do seu organismo.

Em situações de muito calor ou transpiração excessiva, como na prática de exercício físico mais intenso, pode complementar-se a ingestão de água com fórmulas específicas de glucose e sais minerais que ajudam na reposição dos eletrólitos eliminados, como é o caso de O.R.S. comprimidos.

No Verão é também muito comum surgirem as pernas inchadas e a tão indesejada retenção de líquidos. Quando se fala em retenção de líquidos, muitas vezes há a ideia errada de que esta situação acontece porque se bebe muita água e o organismo não tem capacidade de a eliminar. Pelo contrário: ao aumentarmos a hidratação, melhoramos os mecanismos a nível dos sistemas circulatório e linfático, levando a que não haja tanta acumulação indesejada de fluídos.

A retenção de líquidos, quando não causada por problemas de saúde (problemas renais, cardíacos, etc…), pode ser melhorada com a ajuda de suplementos alimentares com efeito drenante, que podem apresentar-se em fórmulas líquidas para adicionar na água (Drenaslim, Drenexpert, Depuralina Drain) ou em cápsulas/comprimidos (Arkocápsulas Complex Drenar, Arkocápsulas Orthosiphon e  Arkocápsulas Pilosela que são produtos naturais do laboratório Arkopharma).

Hidrate-se! Cuide do seu corpo e do seu bem-estar. Conte com a equipa da Farmácia Arade para esclarecer as suas questões e receber um aconselhamento personalizado. Por um amanhã com mais saúde!

Ana Romão

Farmacêutica na Farmácia Arade

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