Como eliminar os mosquitos
Conselhos de Saúde

Como eliminar mosquitos

Como eliminar os mosquitos

Eliminar os mosquitos pode ser um verdadeiro desafio !

Quando alguém se refere a nós como “uma melga” isso significa que estamos a ser irritantes e incomodativos! É exatamente isso que os mosquitos são, não só por muitas vezes não nos deixarem adormecer pelo som dos seus zumbidos, mas também porque quando somos alvo de uma ou mais picadas surge uma reação na pele.

Muitas vezes a saliva deixada pelo inseto provoca uma inflamação da pele acompanhada de inchaço, vermelhidão, comichão e, por vezes, dor. Algumas pessoas podem desenvolver uma reação alérgica, que tanto pode ser só local (com inchaço no local da picada) como estender-se a outras partes do corpo.

Os mosquitos detetam a sua presa pelo odor corporal, calor e emissões de dióxido de carbono produzidas por humanos e animais quando respiram. Há pessoas que “parecem” mais suscetíveis às picadas de insetos e os últimos estudos científicos sugerem que a responsabilidade é de um gene no DNA .

Os mosquitos normalmente alimentam-se à noite, desde o anoitecer até ao amanhecer, especialmente em ambientes quentes e húmidos. Curiosamente é a fémea do mosquito que pica a pele do seu hospedeiro para retirar sangue, uma vez que necessita do sangue para a sua reprodução.

 

Como manter os mosquitos afastados:

Em Portugal, nas alturas mais quentes, é essencial apostar na prevenção para evitar as “irritantes” reações cutâneas.

Em destinos como África, América Latina ou Ásia, os mosquitos não são apenas incomodativos, mas também podem transmitir muitas doenças mortais. São exemplos a malária, a febre do Dengue e a febre amarela.

Se está a planear viajar consulte o seu médico, farmacêutico ou Instituto de Higiene e Medicina Tropical 6-8 semanas antes da viagem.

Uma boa estratégia de prevenção passa por:

  • Realizar atividades e passeios ao ar livre fora dos horários em que os mosquitos são particularmente ativos, como o nascer do sol ou o pôr do sol
  • Evitar lagos e áreas húmidas onde os mosquitos prosperam e se desenvolvem
  • Cobrir o corpo, vestindo peças mais largas e claras que cubram braços e pernas
  • Evitar desodorizantes ou perfumes, pois os cheiros intensos atraem os mosquitos
  • Aplicar um repelente de insetos

Os repelentes evitam a aproximação dos mosquitos, oferecem proteção por algumas horas e são eficazes contra uma grande variedade de insetos.

Existem vários repelentes com diferentes formas de aplicação, entre elas em formato pulseira, em roll-on, em gel ou spray. Os repelentes não matam os moquitos, apenas os repelem.

Os repelentes de inseto são mais efetivos se:

  • Forem aplicados de acordo com as instruções de utilização (evite o contacto com a boca e olhos e zonas da pele com feridas)
  • Repetir a aplicação sempre que necessário (é necessário reaplicar várias vezes principalmente em zonas quentes e húmidas)
  • Aplicar após o protetor solar.

Com estas dicas esperemos que seja o fim da picada !

Os repelentes que recomendamos:

Sem dúvida que recomendamos um repelente à base de DEET. O DEET é o nome comum para o N,N-Dietil-m-toluamida. Esta substância tem sido usada como repelente de insetos recomendado pela OMS durante décadas.

É especialmente recomendado para uso em destinos tropicais com risco de doenças transmitidas por insetos.

Se vai viajar o ideal é optar por uma fórmula de proteção máxima com 50% DEET, sendo o ideal para pessoas que viajam para áreas onde o risco de malária e de outras doenças transmitidas por insetos é maior. Exemplos são o Previpiq Tropics em spray e o Previpiq Tropics em roll on.

Em Portugal pode utilizar uma fórmula com 30% DEET, que é perfeita para destinos não tropicais. Neste caso recomendamos o Previpiq Outdoor em spray ou o Previpiq Outdoor em roll-on.

Estas fórmulas com 30% e 50% DEET são adequadas a crianças a partir dos 13 anos . Para crianças mais jovens devem ser utilizadas outras opções, como é o caso do Previpiq Sensitive.

Previpiq sensitive sprayPrevipiq outdoor roll onPrevipiq outdoor sprayPrevipiq tropics roll on

Como tratar uma picada de mosquito

É possível aliviar os sintomas de uma picada de mosquito com alguns cuidados simples:

  • Lavar o local da picada com água e sabão, para evitar infeções
  • Aplicar gelo para aliviar a dor e a comichão
  • Pode ser necessário tomar ou aplicar localmente um anti-histamínico
  • Em certos casos, a aplicação de um corticoide, prescrito pelo médico, também pode ser necessária para reduzir a reação inflamatória.

 

Veja aqui todas as opções de repelentes👇
Loja Online

Quer ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Junte-se à nossa comunidade 👇
Facebook Instagram | Youtube

Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envie-nos mensagem por Whatsapp : 910537604

Veja aqui as nossas promoções👇
Loja Online