Piolhos
Conselhos de Saúde

Como eliminar piolhos

Mais um ano letivo, mais uma preocupação para os pais: os temidos piolhos.

Como eliminar piolhos ? Sem dúvida que o tratamento mais eficaz é a aplicação de antiparasitários específicos.

Eliminar piolhos é por vezes uma tarefa muito difícil e que implica persistência.

Os piolhos são parasitas que precisam de um hospedeiro, neste caso o ser humano. A infestação por piolhos chama-se pediculose e é muito frequente, principalmente nas crianças e jovens adolescentes em idade escolar. Esta resulta do contacto próximo entre cabelos ou através da partilha de objetos infestados, tais como: gorros, bonés, chapéus, almofadas, escovas de cabelo…

A zona mais afetada é a cabeça, embora estes parasitas possam também alojar-se noutros locais. O aparecimento de piolhos é normalmente detetado pela comichão provocada pela saliva destes quando picam o couro cabeludo para se alimentarem.

Sabia que só piolho deposita 8 a 12 ovos (lêndeas) por dia? E sabia que os piolhos agarram -se fortemente à base das fibras capilares ? Ao fim de 7 a 10 dias nascem novos piolhos, que 3 semanas depois atingem a idade adulta, podendo depositar mais ovos. O piolho vive em média 30 dias, mas, fora do hospedeiro, sobrevive menos de 24 horas.

No regresso às aulas é importante estar atento e vigiar a cabeça do seu filho:

  • Verifique diariamente a presença de piolhos ou lêndeas, principalmente quando existir algum surto de piolhos na escola.
  • Verifique com especial cuidado as áreas críticas: franja, raiz do cabelo e atrás das orelhas.

 

 Para eliminar piolhos o tratamento mais eficaz é a aplicação de antiparasitários específicos, sob a forma de champô ou loção:

  • Deve fazer a aplicação correta do produto: geralmente é aplicado no cabelo seco ou molhado e deve atuar durante cerca de 15 a 20 minutos, devendo-se depois pentear o cabelo com um pente especial para retirar os piolhos. Deve repetir o tratamento passados mais ou menos 8 dias.
  • É recomendado que substitua e lave todo o vestuário e roupa de cama a temperaturas superior a 60 graus, prevenindo assim o aparecimento de piolhos e a sua reprodução em casa.
  • Na impossibilidade de lavar a roupa, deve colocá-la em sacos de plástico hermeticamente fechados durante duas semanas para matar os piolhos.

stop piolhos

Stop Piolhos Loção anti-piolhos e anti-lêndeas contém uma loção transparente composta por 5% de Dimeticone. Esta atua através de um mecanismo físico: a dimeticone forma uma película que envolve os piolhos e provoca a morte por asfixia.

Por não ter inseticidas químicos na sua composição, Stop Piolhos Loção, não permite que os piolhos criem resistências.

Como prevenir :

A aplicação de repelentes de piolhos é a forma mais segura de prevenir a propagação dos piolhos na escola. Podem ser usados diariamente, principalmente em alturas de surtos, pois quando aplicados criam uma película protetora que dificulta a adesão dos piolhos ao cabelo.

É importante que o seu filho não partilhe roupa, chapéus, cachecóis, toalhas ou escovas de cabelo com outros colegas. Para evitar os piolhos é recomendado usar o cabelo o mais curto possível e, no caso dos cabelos compridos, o cabelo apanhado.

Stop Repel Spray

O Stop Repel Spray com uma ação protetora devido ao Vinagre de Quássia, mantém o cabelo saudável devido à sua composição com 88% de ingredientes de origem natural. Os extratos vegetais têm uma ação nutritiva e amaciadora que facilita o pentear do cabelo. Pode ser utilizado após tratamento com Stop Piolhos Loção, para manutenção da proteção e higiene do cabelo.

 

Mitos e verdades sobre piolhos:

De certeza que já ouviu muitos mitos acerca dos piolhos, por isso preste atenção!

  1. Não saltam, nem voam

É um erro pensar que os piolhos saltam. O que eles fazem é andar muito rápido. Isso permite que eles se movam de uma cabeça a outra através de contacto direto ou objetos infetados.

  1. Não são sinónimo de falta de higiene

É comum acreditar que só crianças ou pessoas com má higiene capilar têm piolhos, mas isso não é verdade. Os piolhos preferem cabelos limpos, sem gordura e resíduos. No entanto, a falta de higiene pode favorecer o aparecimento de infestações mais graves.

  1. O vinagre não os mata

Já ouviu certamente falar que os piolhos morrem com vinagre, mas vários estudos demonstram que não. Costuma ser um dos «remédios naturais» mais comuns, mas a sua eficácia (mesmo com lêndeas) é uma das mais baixas.

  1. Animais não são transmissores

Os piolhos humanos não podem infetar animais ou vice-versa, pois são específicos de cada espécie. Nesse caso, eles só podem ser transmitidos de humano para humano ou por estarem em contacto com um objeto partilhado.

 

Siga todas estas dicas e os seus filhos estarão protegidos contra piolhos durante todo o ano letivo.

 

Quer ver mais opções de produtos para eliminar piolhos ?👇

Veja a nossa montra de produtos.

Quer ter acesso a artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Veja as nossas promoções👇
Farmácia Online