Suplementos : 5 factores que tem de ter em conta quando quer escolher.
Serão todas as marcas de suplementos alimentares iguais?
A resposta que temos para esta pergunta é de rápida e pronta resposta: Não!
Nem todos os suplementos apresentam a mesma qualidade, a mesma eficácia ou até o mesmo perfil de segurança.
E como os suplementos alimentares são cada vez mais procurados é importante falarmos disto de forma a garantir que vai realizar uma escolha segura!
A escolha de um suplemento alimentar exige a consideração de muitos factores, os quais vão ter implicação direta na saúde de quem os toma.
Os suplementos não são adequados a todas as pessoas e a todas as situações, e por isso deve ser muito exigente quando escolhe um suplemento alimentar.
Uma alimentação adequada fornece todos os nutrientes essenciais ao bom desenvolvimento e manutenção da saúde do nosso organismo. No entanto, quando a alimentação praticada não fornece todos os nutrientes necessários, ou os excessos e estilo de vida causam desequilíbrios, os suplementos alimentares surgem como uma possível resposta para complementar a alimentação.
Estes são 5 factores que têm de considerar quando escolher um suplemento alimentar:
- A qualidade das matérias primas;
- A concentração das substâncias que compõem o suplemento;
- O nível de biodisponibilidade das substâncias;
- A existência de estudos científicos com efeito documentado;
- A segurança.
A qualidade das matérias primas :
Quando escolher um suplemento alimentar deve optar por uma marca que seja transparente acerca da informação sobre o local onde foram cultivadas as plantas que utilizam. É, por exemplo, importante saber se foram utilizados pesticidas na sua produção e qual o nível de poluição do local de cultivo.
A concentração das substâncias que compõem o suplemento:
É fundamental optar por um suplemento que contenha as substâncias em doses suficientes para se obter o efeito benéfico que se pretende. Por exemplo, os Ómegas EPA e DHA contribuem para o normal funcionamento do coração, mas este efeito só é obtido com uma dose diária de 250 mg de EPA e DHA.
É ainda preferível que escolha suplementos com o menor número possível de constituintes, pois há menor risco de interações e efeitos secundários.
E é fundamental que tenha em conta a informação sobre a dose recomendada, modo de tomar e durante quanto tempo pode ser tomado. Se respeitar o modo de tomar aumenta os efeitos benéficos e diminui o risco de eventuais efeitos adversos.
A biodisponibilidade das substâncias:
Relativamente à biodisponibilidade é fundamental saber qual a fonte da substância que quer tomar, pois isso vai refletir-se diretamente na concentração plasmática que a substância atinge no corpo. É necessário garantir a absorção da substância para que a mesma possa chegar ao “alvo”.
Um exemplo que podemos dar é o do selénio, uma vez que o nível de absorção do selénio orgânico é muito diferente do nível de absorção do selénio inorgânico. Enquanto o selénio inorgânico é rapidamente eliminado pelo nosso organismo o selénio orgânico é absorvido. É fundamental lermos os rótulos!
A existência de estudos científicos com efeito documentado:
Opte por suplementos que tenham sido submetidos a estudos de farmacocinética, eficácia e segurança , especialmente se forem realizados por investigadores independentes.
A segurança dos suplementos alimentares:
Os laboratórios que produzem os suplementos alimentares devem seguir Boas Práticas de Fabrico com procedimentos exigentes ao nível da segurança. Quando falamos em segurança estamos a falar da escolha rigorosa das matérias primas e da análise a contaminantes e adulterantes.
Os laboratórios devem ainda ter implementado um sistema de Farmacovigilância.
Atenção : os suplementos alimentares atuam sobre o organismo e também eles podem causar efeitos indesejáveis, principalmente em pessoas com doenças crónicas ou a tomar medicamentos. Deve também ter-se um cuidado acrescido em determinadas situações, como a gravidez e a amamentação e também no caso das crianças.
Ao nível da segurança recomendamos ainda que respeite a dose recomendada – os excessos são nocivos para o organismo.
De forma a fazer uma escolha informada, siga as nossas recomendações ou fale connosco!
Nós, farmacêuticos, estamos totalmente disponíveis para o ajudar na escolha, para que possa usufruir das possíveis mais-valias da toma de um suplemento, sem pôr em causa a sua saúde e bem-estar!
