Como ter mais energia
Conselhos de Saúde

Como ter mais energia

COMO TER MAIS ENERGIA

Na nossa rotina diária recorremos quer a bebidas energéticas quer à cafeína para conseguir ter mais energia para estudar, trabalhar ou treinar. Mas serão estes os únicos alimentos que nos podem fornecer energia ao longo do dia?

Neste artigo vamos explicar-lhe como ter mais energia, através outras formas , não pondo em causa a sua saúde.

 

Alimentos que ajudam a ter mais energia

Para uma boa saúde física e mental uma alimentação equilibrada e saudável é imprescindível! O nosso dia depende de várias tarefas que realizamos e para as quais é necessário utilizar energia. É por isso importante fazer as melhores escolhas no momento de decidir o que comer. Eis alguns alimentos que contribuem para ter mais energia:

  • Água

Aparentemente é uma sugestão básica, mas cai muitas vezes em esquecimento. Após o almoço é natural sentirmos vontade de dormir porque ficamos com pouca energia. Ao beber um copo grande de água pode afastar esse sono, dado que um dos efeitos da desidratação é o cansaço.

Sugerimos que beba água antes de começar qualquer atividade e tenha sempre consigo uma garrafa de água, evitando assim que a preguiça vença a hidratação.

  • Aveia

O consumo de aveia constitui uma fonte de vitamina B e contribui para manter os níveis de produção de energia e boa disposição ao longo do dia.

  • Banana

Esta fruta é uma boa fonte de triptofano – um aminoácido que só pode ser obtido através da alimentação e que ajuda na regulação do sono e do humor. Para além disso, entre as vitaminas e os minerais que contém encontramos o potássio. Baixos índices de potássio estão relacionados com sintomas como fraqueza muscular e cansaço.

  • Chocolate amargo

Apesar de não ser dos mais populares o chocolate amargo começa a ser mais procurado devido aos seus potenciais efeitos favoráveis. Vários estudos sugerem que logo após a ingestão de cacau se observam melhorias significativas na memória, atenção, retenção de dados visuais e, ainda, na rapidez do pensamento.

 

Cuidado: alimentos a evitar

Saber quais são os alimentos que dão energia é importante, mas também é importante conhecer quais os que devemos usar com mais moderação e tentar manter a distância. Aqui estão alguns exemplos:

  • Açúcar

Gelados, chocolates e até o café (frequentemente adoçado), são fontes de açúcar no dia a dia. Estudos mostram que a ingestão pode prejudicar a nossa saúde mental e física.

  • Álcool

O consumo excessivo de álcool já é conhecido por afetar de forma negativa a sua saúde. Para além disso, novas pesquisas associam o álcool a um aumento do risco de danos cerebrais e cognitivos.

  • Fast food

Fast food ou «comida rápida» é algo a que os portugueses recorrem cada vez mais. Após um longo dia de trabalho ou de várias horas de estudo é comum sentirmos o efeito imediato de energia no nosso organismo depois de ingerirmos este tipo de alimentos. Isto deve-se ao facto de serem ricos em carboidratos simples. No entanto também contêm sal, gorduras e conservantes artificiais, pelo que – caso o consumo seja pouco consciente – podemos vir a sofrer consequências mais graves como hipertensão, doenças cardíacas e, consequentemente, muito cansaço.

 

Como ter mais energia

Vitaminas e Minerais da Energia

Mesmo com uma alimentação correta nem sempre conseguimos garantir um aporte de nutrientes adaptado às nossas necessidades. Por isso, suplementos como o Magnorange® Active, que contém vitaminas e minerais, vem preencher estas eventuais lacunas. Estas são algumas das vitaminas que contribuem para o normal metabolismo produtor de energia: vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B6 e vitamina C.

O ferro, cobre e magnésio são alguns nutrientes que fazem parte do grupo dos minerais indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e da manutenção da nossa saúde. Para além destes, destacamos outros com funções igualmente importantes: cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

 

Conselhos para ter ainda mais energia

  • Fazer várias pausas ao longo do dia

Para o cérebro conservar as informações mais relevantes, é necessário fazer pequenas pausas durante a atividade que está a realizar. Tenha em atenção para não parar durante muito tempo, para que a mente não fique muito dispersa. Aproveite esse tempo para beber água, comer alguma coisa leve ou até mesmo fazer alongamentos adequados à sua situação.

  • Ouvir música

Em 2015, investigadores da Trust Source da Shanghai University descobriram que a música relaxante ajuda a reduzir a fadiga e a manter a resistência muscular quando as pessoas estão envolvidas numa tarefa repetitiva. Já uma pesquisa mais recente, de 2020, confirma que trabalhar com música melhora o humor, ajuda o corpo a exercitar-se com mais eficiência e reduz a consciência de esforço.

 

No fundo, para ter energia é necessário reunir uma série de condições, mas é importante ponderar sobre algumas ajudas extra que possamos necessitar. Se quiser optar pela toma de um suplemento alimentar consulte a nossa equipa de farmacêuticos para garantir que escolhe o suplemento adequado às suas necessidades individuais.

 

E os suplementos alimentares?

Existem suplementos cuja composição pode ajudar a ter mais energia. Um exemplo é o Magnorange Active.

Magnorange active

Informação Nutricional

POR COMPRIMIDO (TDI*) VRN**
MINERAL Magnésio

Manganês

Zinco

Crómio

Selénio

Cobre

250 mg

2 mg

10 mg

25 ug

27,5 µg

1000 µg

67%

100%

100%

63%

50%

100%

VITAMINAS Vitamina B6

Riboflavina

Tiamina

Vitamina D

Vitamina E

Vitamina C

1,4 mg

1,4 mg

1,1 mg

2,5 ug

12 mg

40 mg

100%

100%

100%

50%

100%

50%

Combinado com um estilo de vida saudável, Magnorange active é um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do seu bem-estar.

É uma fonte de magnésio e vitamina C. É indicado para adultos com uma vida ativa e vida profissional desgastante.

A dose diária recomendada é de 1 comprimido, antes de uma das refeições. Para otimização dos efeitos, recomendamos a utilização contínua por períodos mínimos de 3 meses, não havendo limitação definida quanto à duração máxima da toma.

Magnorange active  é um suplemento alimentar e deve ser utilizado como complemento de um regime alimentar variado.

Não ultrapassar a dose diária indicada. 

Para mais informações, consulte o seu médico e aconselhe-se com o seu farmacêutico.

 

Entre no modo ativo e reencontre a energia!