fbpx

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 60 €

Conselhos de Saúde

Alimentação saudável
Conselhos de Saúde

Como ter uma alimentação saudável.

Como ter uma Alimentação saudável : dicas que deve seguir !

 

Todos nós queremos ser mais saudáveis, queremos ter mais energia e queremos viver muitos e muitos anos. A alimentação saudável é sem dúvida uma via fundamental para atingir estes objectivos .

Há cada vez mais evidências da relação que a alimentação tem com o envelhecimento e com o aparecimento de muitas doenças.

Uma alimentação baseada em produtos processados, açúcar e gorduras saturadas leva ao aumento de produção de radicais livres no organismo. Por sua vez o excesso de radicais livres está directamente relacionado com o envelhecimento prematuro, doenças como o cancro, Alzheimer e Parkinson.

É urgente olhar para a comida de uma forma diferente e perceber o poder que ela tem de o afectar a nível físico e mental.

  • É fundamental escolher para a sua alimentação alimentos ricos em nutrientes e substâncias com forte acção antioxidante – como as vitaminas C, E, selénio, magnésio e zinco. Compre frutas e legumes frescos da época. São mais aromáticos, saborosos e mais baratos.
Alimentação saudável - coma fruta fresca.
  • É necessário ter a coragem de eliminar os maus alimentos da sua dieta diária: o álcool, a comida enlatada, alimentos fritos, demasiado cozinhados, alimentos processados, bebidas gaseificadas, açúcar e adoçantes não naturais.
Como ter uma alimentação saudável - evitar o açucar.
  • O ideal é optar por alimentos no seu estado mais primitivo e escolher os alimentos da época. Devemos comer comida real! Michael Pollan, autor do livro “Food rules” dá o seguinte conselho : “ Não comas nada que a tua avó não reconhecesse como comida”.
alimentação saudável
  • Evitar alimentos altamente processados é fácil. Não coma se tiver dificuldades em identificar a planta ou animal de origem, se o prazo de validade for muito grande ou se a lista de ingredientes for mais científica que culinária.
  • Prefira alimentos frescos ou conservados em cru (congelados, por exemplo), para maximizar a assimilação das suas vitaminas e minerais e preservar as enzimas que ajudam no processo de digestão. Os alimentos naturais inteiros são suficientemente complexos e ricos em tudo o que precisamos.. Evite pré-cozinhados!
Alimentação saudável - escolha produtos frescos.
  • Leia sempre o rótulo dos produtos alimentares. O rótulo dos alimentos revela a sua composição e as suas características, pelo que a sua leitura e correta interpretação permite avaliar e comparar, de forma fácil e rápida, os alimentos entre si e apoiar escolhas alimentares corretas.
  • Por fim : um regime alimentar adequado e variado, em circunstâncias normais, fornece todas as substâncias nutrientes necessárias nas quantidades estabelecidas e recomendadas por dados científicos ao seu bom desenvolvimento e à sua manutenção num bom estado de saúde. Porém, as quantidades de nutrientes estabelecidas e recomendadas para o bom funcionamento do organismo nem sempre são alcançadas, seja devido ao estilo de vida especial ou outros motivos. Nesta situação pode optar por complementar as quantidades ingeridas de alguns nutrientes através do consumo de suplementos alimentares.

Cada refeição é uma oportunidade para promover uma alimentação saudável!

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.