Deixar de fumar
Conselhos de Saúde

Deixar de fumar

Deixar de fumar traz inúmeros benefícios para a saúde, para além das vantagens económicas, sensoriais e estéticas.

Deixar de fumar tem benefícios significativos e imediatos para a saúde em todas as idades. Quanto mais cedo um fumador deixar de fumar, maiores serão os benefícios.

Nunca é tarde para deixar de fumar !

Segundo a OMS, o consumo de tabaco, na Europa, é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais. E em Portugal, 17% da população com 15 ou mais anos fuma?

O fumo do tabaco contém mais de 4000 produtos químicos que afetam alguns órgãos importantes, ao mesmo tempo que tornam o organismo mais frágil em relação a uma série de doenças. Os fumadores têm, em média, menos dez anos de vida do que os não fumadores.

Mas não só os fumadores são afetados pelo consumo de tabaco, aqueles que os rodeiam e que mais perto privam consigo, os fumadores passivos, também são alvo dos malefícios atribuídos ao fumo do tabaco.

Deixar de fumar tem benefícios significativos e imediatos para a saúde em todas as idades. Quanto mais cedo um fumador deixar de fumar, maiores serão os benefícios.

Quais as consequências de fumar?

O tabagismo causa um grande prejuízo à saúde pública, já que é responsável pela diminuição da qualidade e duração de vida dos fumadores. O Cancro do pulmão é a 7ª causa de morte nacional, sendo o tabaco o primeiro fator de risco evitável.

O consumo de tabaco é responsável ou fator de agravamento de variadíssimos tipos de doenças, como o cancro, as doenças pulmonares e as doenças cardiovasculares.

O tabagismo influencia de forma particularmente negativa a saúde pulmonar dos fumadores. É de destacar os efeitos nocivos que o tabaco exerce sobre a saúde dos pulmões, sendo de especial relevância a sua influência negativa no que diz respeito ao surgimento do cancro do pulmão e das doenças respiratórias crónicas.

 

O tabagismo é uma doença crónica?

O tabagismo causa dependência física, psíquica e comportamental. A dependência é atribuída à nicotina e está classificada como doença crónica, uma vez que, a pessoa está sujeita a recaídas frequentes.

O Dr. Karl Olov Fagerström, psicólogo e especialista anti-tabagismo, desenvolveu um teste para determinar o grau de dependência física de cada fumador: «Teste Fagerstrom». Para calcular o grau de motivação para deixar de fumar é usado o «Teste Richmond».

TESTE DE FAGERSTRÖM

(Avalia o seu grau de dependência do Tabaco)

Quanto tempo depois de acordar fuma o primeiro cigarro?

( ) mais de 60 minutos ____ 0

( ) entre 31 e 60 minutos __ 1

( ) entre 6 e 30 minutos ___ 2

( ) menos de 6 minutos ___ 3

 

1-        Tem dificuldade em não fumar em locais proibidos?

( ) não _______0

( ) sim ________1

2-        O primeiro cigarro da manhã é o que lhe traz mais satisfação?

( ) não ______ 0

( ) sim _______ 1

3-        Fuma mais nas primeiras horas da manhã do que no resto do dia?

( ) não ______ 0

( ) sim _______ 1

4-        Fuma mesmo quando acamado por doença?

( ) não ______0

( ) sim ______ 1

5-        Quantos cigarros fuma por dia?

( ) menos de 11 ____0

( ) de 11 a 20 ______ 1

( ) de 21 a 30 ______ 2

( ) mais de 30 ______3

 

TOTAL DE PONTOS – ( )

Grau de Dependência:

0-2 PONTOS -MUITO BAIXO

3-4 PONTOS – BAIXO

5 PONTOS – MÉDIO

6 – 7 PONTOS – ELEVADO

8-10 PONTOS – MUITO ELEVADO

De que forma posso deixar de fumar?

Sabemos que deixar de fumar é um dos maiores desafios que irá enfrentar. Estas dicas vão ajudar:

  1. MARQUE UMA DATA PARA DEIXAR DE FUMAR. Uma vez estabelecida a data nada pode adiar a sua decisão!
  2. FAÇA UMA LISTA DAS RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR. Pense em todos os aspetos positivos, vai ser mais saudável e ter mais energia, vai ter uma pele mais luminosa, dentes mais brancos e um melhor paladar e olfato. Esta lista deve ser afixada num local onde passe todos os dias.
  3. GUARDE O DINHEIRO QUE ESTÁ A POUPAR EM CIGARROS . Use este dinheiro para comprar um presente para si.
  4. ESTABELEÇA O COMPROMISSO COM ALGUÉM. Informe as outras pessoas que vai deixar de fumar.
  5. EVITE TUDO O QUE ESTÁ ASSOCIADO AO HÁBITO DE FUMAR. Por exemplo nos primeiros tempos deve evitar beber alcóol, café e conviver com fumadores.
  6. FAÇA EXERCÍCIO FÍSICO. Ajuda a controlar o stress e assim mantém-se ocupado.
  7. NÃO DESISTA : Deixar de fumar é muito difícil, mas não é impossível. Mesmo que tenha uma recaída, deve persistir com a intenção de deixar de fumar.
  8. FALE COM O SEU FARMACÊUTICO: O tratamento farmacológico em associação com apoio farmacêutico aumenta a probabilidade de sucesso.

 

Quais são os tratamentos disponíveis para deixar de fumar?

Existem medicamentos não sujeitos a receita médica disponíveis para permitir uma cessação tabágica eficaz:

  • Terapêutica de substituição da Nicotina : existem em forma de gomas, pastilhas ou sistemas transdérmicos.
  • A citisiniclina , é um alcalóide obtido a partir de plantas da família das Fabaceae, possuindo uma dupla ação, como agonista parcial e antagonista dos recetor nicotínicos. Este medicamento deve ser tomado durante 25 dias seguidos. este medicamento ajuda a parar de fumar e reduzir o desejo de nicotina em fumadores dispostos a deixar de fumar. Este medicamento permite uma redução gradual da dependência de nicotina, aliviando os sintomas de abstinência . O consumo de tabaco deve ser interrompido o mais tardar ao 5º dia de tratamento e não deve ser continuado durante o tratamento, pois pode agravar ass reações adversas.

 

Após 1 ano, o risco de ataque cardíaco diminui para cerca de metade do que o de um fumador.

As pessoas que deixam de fumar antes dos 50 anos de idade reduzem para metade o risco de morte nos 15 anos seguintes, comparando com as pessoas que continuam a fumar.

A cessação tabágica reduz o risco de cancro do pulmão, de doença cardíaca, AVC, doenças pulmonares como DPOC e a infertilidade.

Deixar de fumar reduz o risco de morte prematura, melhora a saúde e a qualidade de vida. Deixar de fumar pode acrescentar até 10 anos à esperança de vida!

 

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