Conselhos de Saúde

Envelhecimento ativo : Faça mais por si!

ENVELHECIMENTO: Faça mais por si

Crescer é evoluir, é aprender a lidar com os desafios da vida, mas se esta frase é fundamental na infância e adolescência, ela não deve ser descurada na idade adulta e principalmente a partir do momento em que somos velhos.

Quanto mais avançamos na idade mais as diferenças individuais se acentuam, então é importante que a partir daqui se coloque a tónica no “use para não perder” para que o envelhecimento saudável possa ser vivenciado com autonomia, dignidade, saúde e bem-estar.

Alcançar a longevidade de forma saudável deve ser o propósito da população, mas para que tal aconteça não devemos cuidar apenas do corpo, pois como o velho ditado diz, corpo sã em mente sã. Com a idade assistimos à diminuição de algumas habilidades físicas, mas igualmente cognitivas, se parece que o nosso corpo não responde tão bem a alguns movimentos, também a nossa memória, atenção e concentração parecem dar sinais de alterações, mas se nos mantivermos ativos, estaremos a prevenir e até reforçar essas mesmas competências.

As preocupações diárias, a ausência de rotinas, a diminuição da atividade laboral e o atual momento que vivemos não ajudam a uma boa avaliação/ajustamento das nossas emoções, do nosso dia-a-dia, da vida como a tínhamos concebido, e por isso mesmo temos que repensar bem o que fazemos por nós, quais os nossos hábitos, e como estes ajudam na promoção de uma vida mais ativa, segura e capaz. Então, propomos-lhe o primeiro de muitos desafios, que esperamos ajudarem a potenciar uma vida mais saudável.

 

Para estimular a sua mente recomendamos que, primeiro que tudo, reconheça o que faz no seu dia a dia, por isso:

  • Escreva toda a sua semana, dias, horas e atividades que desenvolve, e depois observe como ocupa o seu dia. (ex: tempo dedicado à televisão _____; tempo dedicado a cuidar das plantas______). Acrescente também uma linha para escrever acerca do que sente e pensa e no que está ao seu alcance para melhorar o seu dia.
  • Se na sua rotina diária não entra ler, escrever, desenhar, cantar, decifrar enigmas, adivinhas, lengalengas, ouvir música, pense seriamente em integrá-las.
  • Não se esqueça – USAR PARA NÃO PERDER.
  • Integre também atividade física diária.
  • Cuide de si, nós estaremos aqui.

 

Deixamos-lhe aqui um pequeno exercício para estimular a sua mente.  Preencha o que falta destes provérbios populares e escreva outros tantos. UM PROVÉRBIO POR DIA NÃO SABE O BEM QUE LHE FARIA.

  • Grão a grão a_______________________.
  • Colocar a carroça à ________________.
  • Devagar se _________________________.
  • Antes tarde________________________.
  • Mais vale um pássaro na mão ______________.
  • Cedo erguer __________________________.
  • Quem tudo quer ______________________.

 

Faça mais por si, nós estaremos aqui!

 

Tânia Paias

Psicóloga Clínica e da Saúde

Neuropsicóloga

Rua António Dias Cordeiro nº 19 Portimão