Obesidade e doenças cardiovasculares
Conselhos de Saúde

A obesidade e a saúde cardiovascular

Em Portugal a principal causa de morte é a doença cardiovascular.

Por isso hoje o tema é a relação entre a obesidade e as doenças cardiovasculares e como a adoção de um estilo de vida saudável e a realização de exames regulares são essenciais para prevenir e controlar estas doenças.

Nos adultos entre os 20 e os 65 anos considera-se excesso de peso quando o IMC (Índice de Massa Corporal) está entre 25 – 29,9 kg/m2 e obesidade quando se encontra acima de 30 kg/m2.

A obesidade é, por si só, classificada com uma doença, mas pode também ser o agente causador de outros graves problemas de saúde que afetam uma elevada percentagem da população, como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, doenças osteoarticulares, apneia do sono, entre outras.

A gordura visceral, que leva à chamada «barriguinha», é uma das mais prejudiciais, por interferir com o funcionamento dos órgãos presentes na cavidade abdominal (fígado, pâncreas, …) e por levar à produção de substâncias pró-inflamatórias, que desencadeiam alguns dos problemas de saúde acima mencionados.

 

Infância e Adolescência

Em muitos casos o aumento do peso começa cedo, ainda na infância ou na adolescência, e deve ser motivo de atenção por parte dos pais/cuidadores. Não com o «apontar de dedo» e a recriminação («não podes comer isto ou aquilo», «tens de te mexer», «estás a ficar muito gordinho(a)») nem com o típico «deixar andar» e pensar que «agora começa a crescer em altura e perde peso».

A obesidade nas faixas etárias mais jovens pode estar a ocultar uma carência de afeto, um medo, etc… que com o apoio adequado pode ter grandes melhorias. Não estamos a falar de sujeitar crianças/adolescentes a passar fome nem a fazer «dietas loucas». Um acompanhamento nutricional e emocional apropriado podem fazer mesmo a diferença. Dar espaço a que brinquem longe dos ecrãs, com mais contacto com a natureza, ou que pratiquem alguma atividade física que os faça feliz podem ser algumas ideias. Apoiar. Motivar. Ouvir. Incentivar. Estar (verdadeiramente) presente.

 

Idade adulta

Na população adulta, muitas vezes, o aumento do peso vai sendo gradual: pela alimentação desequilibrada, o sedentarismo, o aumento do número de horas sentados em frente ao computador.

O pensamento não deve estar focado em perder o peso para o verão, para poder ir à praia, mas sim a longo prazo. Perdas de peso com acompanhamento profissional e com o foco em ser mais saudável. Aposte na prevenção! A sua saúde agradece.

Aproveite o bom tempo para ganhar a motivação que precisa para cuidar de si durante todo o ano.

 

Tem excesso de peso? Sente-se um pouco perdido?

 E se começasse por:

  • Fazer uma caminhada num sítio que o deixa feliz. Seja no campo, na praia, num jardim.
  • Sair de casa e «desligar» por umas horas do ecrã do telemóvel.
  • Descobrir novos locais, novas paisagens.
  • Desafiar um amigo ou dois ou um grupo, para praticar algum tipo de atividade física.
  • Cuidar da sua auto-estima.
  • Pedir ajuda: apoio nutricional e apoio emocional.
  • Testar os seus valores de colesterol total e glicémia.
  • Verificar a sua tensão arterial.
  • Controlar o peso.

 

Na Farmácia Arade dispomos de uma equipa sempre disponível para o aconselhar e apoiar: na medição de parâmetros bioquímicos e tensão arterial, na medição do peso e IMC, no aconselhamento pela equipa de nutrição ou, simplesmente, para ouvir e dar uma palavra, um conselho ou uma sugestão.

 

Ana Romão

Farmacêutica na Farmácia Arade

A relação entre a obesidade e a saude cardiovascular

DICIONÁRIO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR

ARRITMIA: Batimento cardíaco anormal. As arritmias manifestam-se através de alterações da frequência do batimento cardíaco ou por alterações da regularidade com que o batimento cardíaco ocorre.

ATEROSCLEROSE: Acumulação de depósitos anormais de lípidos, colesterol, células inflamatórias e placas nas artérias endurecendo-as e impedindo a normal circulação do sangue.

ENFARTE AGUDO DO MIOCÁRDIO: é a designação também dada a um “ataque cardíaco”. Ocorre quando uma ou mais artérias que irrigam o coração ficam bloqueadas e este órgão não recebe oxigénio na quantidade necessária. Nestas condições, as células da área afetada morrem.

COLESTEROL: O colesterol é um tipo de gordura que é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, quando existe em quantidades excessivas acumula-se nas paredes das artérias. Daí ser fundamental controlar os seus valores.

TRIGLICÉRIDOS: Os triglicéridos são gorduras que resultam da transformação de alimentos, nomeadamente hidratos de carbono e gorduras, e que circulam no nosso sangue. Em excesso aumentam o risco cardiovascular.

HIPERTENSÃO: É a elevação da pressão arterial acima dos valores considerados normais. Ocorre quando há uma pressão excessiva do sangue na parede das artérias durante a sua circulação. Esta patologia é grave quando permanece elevada ao longo de muito tempo.

 

Quer ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Junte-se à nossa comunidade 👇
Facebook Instagram | Youtube

Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envie-nos mensagem por Whatsapp : 910537604

Veja aqui as nossas promoções👇
Loja Online