fbpx

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 40 €

Conselhos de Saúde

Obtipação Conselhos úteis
Conselhos de Saúde

Pare de sofrer quando tem de ir à casa de banho!

A obstipação ou prisão de ventre é uma condição ( muito comum!) que se pode apresentar de várias formas:

  • Quando a frequência de evacuações é menor que três vezes por semana.
  • Quando as fezes são duras.
  • Quando é necessário realizar muita força para evacuar.
  • Quando se fica com a sensação que o intestino não ficou vazio.
  • Quando há muito desconforto abdominal e inchaço.

Quase todas as pessoas sofrem de obstipação em algum momento da sua vida, mas as mulheres e idosos são os que têm maior probabilidade em sofrer de prisão de ventre.

A obstipação pode ter muitas causas, mas a dieta e o estilo de vida são as causas que são mais fáceis de gerir e que podem ajudar a minimizar esta questão que causa tão desconforto.

Uma dieta pobre em fibras, com baixo consumo de água e um estilo de vida sedentário pode provocar um quadro de obtipação! Existem também doenças como é o caso da Diabetes e do Hipotiroidismo que aumentam a probabilidade de se sofrer de prisão de ventre. Além disso também existem vários medicamentos que têm esse efeito adverso (algumas classes de antidepressivos, alguns antiepilépticos, entre outros).

Não se deve ignorar a obstipação porque podem surgir complicações como hemorróidas, fissuras anais ou mesmo prolapso retal.

É por isso fundamental tratar a obstipação!

Quais são as primeiras medidas a tomar em caso de obstipação?

  • Aumentar a ingestão de cereais, fruta e legumes.
  • Beber 1 a 2 litros de água por dia.
  • Realizar exercício físico no mínimo 3 dias por semana.
  • Educar o intestino , escolhendo um horário regular para a evacuação.

Quais são os suplementos alimentares que favorecem o trânsito intestinal?

Seleccionamos alguns suplementos que ajudam ao bem-estar intestinal:

  • Sollievo Bio Comprimidos: este suplemento apresenta orgulhosamente o selo de produto orgânico e tem na sua composição 122 mg de Cassia angustifolia ( Sene ) , 97 mg de Dente-de-leão , 92 mg de Aloe ferox folhas, 32 mg de Raiz de chicória (fitocomplexo total), 27,7 mg de Funcho (fitocomplexo total), 23 mg de Cominho-dos-prados, 6 mg de Cominho e por fim o 0,3 mg de óleo essencial de Funcho.
  • Sollievo Bio Tisanas: estas tisanas têm uma fórmula tradicional com Sene e são enriquecidas com Rooibos e óleo essencial de funcho. O ideal é tomar uma chávena de tisana à noite, quando sentir necessidade.
  • Solgar Psyllium Husks Fibre 500 mg: este suplemento tem Fibra de Psílio em pó na sua composição. As sementes de psílio são ricas em mucilagens e fibras hidrossolúveis. Estas fazem parte do grupo de fibras alimentares que não são absorvidas pelo intestino grosso.

Quais são os produtos que amolecem as fezes duras e facilitam a evacuação?

Este produto está classificado como dispositivo médico porque não ocorre nenhuma absorção pelo organismo.

  • Dulcosoft: este produto contém Macrogol 4000, uma substância que atua retendo água no cólon, o que favorece o amolecimento das fezes, e facilita assim a sua evacuação, tornando-a mais confortável. Esta marca tem duas apresentações : em saquetas ou em solução oral. Para conhecer mais o Dulcosoft visite também o site da marca.

E os probiótico são adequados na obstipação?

Os probióticos são micro organismos vivos que aceleram o trânsito e restabelecem a flora intestinal. Podem ter muitos benefícios em situações de obstipação crónica.

  • Biofast: Um stick de Biofast contém: FOS : 2500 mg, Bifidolactus : 500 mg (Complexo de estirpes selecionadas: Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus casei, Lactobacillus plantarum, Lactobacillus salivarius, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium animalis subsp. lactis, Lactococcus lactis subs. lactis, Enterococcus faecium, Saccharomyces cerevisae ), Vitamina B6: 1,4 mg, Vitamina B2: 1,4 mg, Vitamina B1: 1,1 mg E Vitamina B12: 2,5 ug.
  • GUT4 dual-vit: É um suplemento alimentar que possui probióticos e Vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário. Possui também na sua composição 12,5 mil milhões de probióticos Lab4.
  • Arkobiotics Trânsito Intestinal : Suplemento alimentar com fermentos lácteos e plantas, além de ser rico em fibras. O ruibarbo ajuda ao normal funcionamento do trânsito intestinal e a malva nos movimentos intestionais.

A obstipação é muitas vezes considerada um problema menor, mas a verdade é que tem um impacto enorme na qualidade de vida de quem sofre deste problema. É por isso muito importante modificar o estilo de vida e os hábitos alimentares, para que se possa ultrapassar esta situação.

Há sinais de alarme que requerem reencaminhamento para o médico: fezes com sangue, anemia , sintomas de obstrução intestinal, sangramento rectal e perda acentuada de peso sem causa aparente.

Se sofre deste problema fale com o seu médico ou farmacêutico para que possa receber um aconselhamento personalizado à sua situação!

Na Farmácia Arade estamos totalmente disponíveis para o aconselhar ! Contacte a nossa equipa de farmacêuticos.

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.