Conselhos de Saúde

Os benefícios do ar livre na saúde mental

OS BENEFÍCIOS DO AR LIVRE NA SAÚDE MENTAL

Quanto do seu dia é passado na rua? Que tempo dedica a passear, a ir até ao jardim para apanhar ar fresco, ou simplesmente para contemplar o exterior?

Não raras vezes vemos, quando passamos por algumas casas/prédios, idosos à janela a apreciar o exterior, a movimentação «lá de fora». E quantas vezes saem essas pessoas? Quanto do seu tempo é passado ao ar livre?

São sobejamente conhecidos os benefícios do ar livre para a nossa saúde mental. A exposição aos espaços verdes reduz o risco de doenças e aumenta a sensação de bem-estar geral e de felicidade. ¹

Assim, incluir na sua rotina diária um passeio ao ar livre ou uma ida ao parque deve ser uma prioridade. Aproveite o bom tempo e os dias maiores e saia, passeie, sente-se num banco de jardim, ouça os pássaros, observe as pessoas a passarem, leia, faça crochet, malha: transporte algumas das atividades que faz dentro de casa para um espaço exterior.

É necessário cuidar de si e olhar para as suas rotinas. Vivemos tempos diferentes que alteraram as nossas dinâmicas, que potenciaram um maior isolamento, mas é tempo de aos poucos e com toda a segurança, desfrutar dos espaços envolventes. Procure junto da sua área de residência um local agradável para dar um passeio. Se a sua mobilidade for reduzida peça ajuda a um familiar para que o acompanhe e possa usufruir de uns minutos de ar puro, de conversa, de contemplação.

Exercite o corpo e a mente, treine o relaxamento e aprenda a meditar. Aproveite que está no exterior e deixe-se levar pela paisagem, contemple-a, aprecie a sua beleza natural, e traga essa sensação consigo.

Se todos os dias se dedicar a passear um pouco vai ver que a cada dia se sentirá melhor, mais revigorado, mais enérgico.

Tania Paias Ar livre e saude mental

Tânia Paias

Psicóloga Clínica e da Saúde / Neuropsicóloga

Rua António Dias Cordeiro nº 19

8500-559 Portimão

E-mail : tania.paias@portalbullying.com.pt

Telemóvel: 961309845

Portal Bullying

 

Fonte:

¹Jessica Finlay, Thea Franke, Heather McKay, Joanie Sims-Gould. Therapeutic landscapes and wellbeing in later life: Impacts of blue and green spaces for older adults. Health & Place, 2015; 34: 97 DOI: 10.1016/j.healthplace.2015.05.001

 

Veja aqui a nossa Farmácia Online👇
Loja Online

Quer ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Junte-se à nossa comunidade 👇
Facebook Instagram | Youtube

Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envie-nos mensagem por Whatsapp : 910537604

Veja aqui as nossas promoções👇
Loja Online