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A utilização das plantas na saude dos ossos
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OSSOS E ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS

OSSOS E ARTICULAÇÕES SAUDÁVEIS

À medida que envelhecemos os nossos ossos tornam-se mais frágeis, isso acontece devido a perda de densidade óssea e ocorre especialmente a partir dos 65 anos e maioritariamente nas mulheres.

Contudo, uma dieta equilibrada conjugada com exercício físico e com determinados suplementos alimentares poderá equilibrar a perda da massa óssea e consequentemente diminuir o risco de fratura.

Para a manutenção da boa saúde articular, óssea e muscular, devemos privilegiar uma dieta rica em vitaminas e minerais, incluindo alimentos como os produtos lácteos, peixes gordos (sardinha, cavala, etc.), legumes como os brócolos e leguminosas, como o grão. Todos estes alimentos são fontes de cálcio, elemento indispensável para o bom funcionamento das nossas células ósseas.

A vitamina D, que se encontra no peixe azul e nos cereais integrais, favorece a absorção do cálcio por parte do intestino, essencial para que este se fixe nos nossos ossos.

Por último, o potássio (presente nas bananas e tâmaras) e o magnésio (presente nos legumes e frutos secos) também contribuem para reforçar a densidade óssea.

 

Plantas que reforçam os ossos, músculos e articulações:

As plantas e os minerais constituem também uma ajuda natural para fortalecer os ossos e proteger as articulações.

Destacamos a:

Cavalinha
(Equisetum arvense)

A cavalinha é rica em silício que por sua vez estimula a síntese do colagénio nos ossos e no tecido conjuntivo. Desta forma, contribui para a reconstituição da cartilagem e para o fortalecimento das fraturas, consolidando a formação da massa óssea.

Harpagófito
(Harpagophytum procumbens)

As raízes do Harpagófito são ricas em glucoiridóides e procúmbido que têm inegáveis propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Hoje em dia, os benefícios do Harpagófito na  redução da dor articular, do reumatismo, da artrose, da artrite (joelho, anca, coluna vertebral) e das tendinites já são universalmente reconhecidos.

Cúrcuma
(Curcuma longa)

O rizoma da curcuma (Curcuma longa) contribui para manter a flexibilidade e o conforto articular. A piperina (ativo da pimenta preta) quando associada à curcuma aumenta a sua absorção e potencia os seus benefícios. A curcuma e a piperina possuem também propriedades antioxidantes.

 

Arkcocápsulas curcuma

 

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