fbpx

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 40 €

Conselhos de Saúde

Conselhos de Saúde

PERFIL LIPÍDICO – O QUE É

PERFIL LIPÍDICO – O QUE É

 

Perfil Lipídico – Colesterol Total, HDL, LDL e Triglicéridos

O perfil lipídico é um grupo de testes que são normalmente solicitados em conjunto para determinar o risco de doença cardíaca coronária. Os testes que formam um perfil lipídico têm-se mostrado bons indicadores da possibilidade de ter um ataque cardíaco ou AVC provocados pela obstrução dos vasos sanguíneos.

 

perfil lipídico inclui o colesterol total, o colesterol HDL (muitas vezes denominado como “bom” colesterol), o colesterol LDL (muitas vezes denominado como “mau” colesterol) e triglicerídeos. Por vezes a informação inclui valores adicionais calculados, tais como a relação colesterol/colesterol HDL, ou cálculos de risco baseados nos resultados do perfil lipídico, da idade, do sexo e de outros factores de risco.

 

O colesterol é o principal componente das membranas celulares dos mamíferos e percursor na síntese de hormonas esteróides, sais biliares e algumas vitaminas. Pode ser de origem endógena (se for produzido no fígado) ou de origem exógena (se for proveniente da ingestão de alimentos de origem animal). Dadoque o colesterol não é solúvel em água, para que possa circular no sangue (que é constituído maioritariamente por água) tem de estar combinado com lipoproteínas. Existem diversos tipos de lipoproteínas – diferindo entre si na razão colesterol-proteína, sendo as principais as lipoproteínas de baixa densidade (LDL – low density lipoprotein) e as lipoproteínas de alta densidade (HDL – high density lipoprotein).

 

O colesterol LDL – conhecido como “mau” colesterol é transportado a vários locais por todo o organismo, onde é usdo na reparação de membranas celulares ou na síntese de hormonas. Pode, no entanto, acumular-se ao longo das paredes das artérias de forma localizada.

 

colesterol HDL – conhecido como o “bom” colesterol – mobiliza o colesterol dos tecidos periféricos, transportando-o de volta ao fígado. Este transporte reverso faz diminuir a quantidade de colesterol nas paredes das artérias. O HDL funciona como um sistema de limpeza que retira o excesso de colesterol dos tecidos, promovendo a sua eliminação antes que cause qualquer dano. De facto, não existe um “bom colesterol” mas sim uma “boa” lipoproteína.

 

Os triglicéridos podem ter uma origem endógena (quando produzidos no fígado ou no tecido adiposo, principalmente a partir de hidratos de carbono) ou exogena (quando são provenientes da alimentação). São armazenados no tecido adiposo e muscular como fonte de energia e, de acordo com as necessidades energéticas do organismo vão sendo regularmente libertados e hidrolisados em glicerol e ácidos gordos..

 

Os valores de colesterol total, LDL e HDL refletem um processo dinâmico. Na realidade o valor do colesterol total oferece uma visão muito incompleta do processo. Em contrapartida os valores do LDL e do HDL já dão uma ideia mais detalhada sobre as duas vias de tráfego que existem no interior dos vasos. Por esta razão a medição exacta dos níveis séricos de colesterol é um componente muito importante na avaliação do risco de doença cardiaca. Importa ainda considerar a avaliação do HDL, LDL e triglicéridos como sendo factores de risco independentes.

 

Assim, a determinação de parâmetros lipídicos é de extrema importância na prevenção primária e secundária de doenças cardiovasculares.

 

Situações com indicação para a realização dos testes:

– Avaliação de dislipidémias

– Pesquisa e prevenção de perturbações do metabolismo lipídico

– Monitorização da terapêutica anti-dislipidémica

– Avaliação do risco cardiovascular

– Classificação da hipercolesterolémia

– Decisões acerca da terapêutica

 

Interpretação dos resultados:

Em adultos saudáveis os diversos parâmetros de perfíl lipídico devem situar-se dentro dos seguintes intervalos de concentrações séricas:

– Colesterol total: 150-220 mg/dl

– HDL: 35-80 mg/dl

– LDL: 50-140 mg/dl

– Triglicéridos: < 200 mg/dl

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.