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Conselhos de Saúde

Dicas para prevenir a diabetes
Conselhos de Saúde

Guia para prevenir a Diabetes

Um futuro com mais saúde é o que todos desejamos !

Prevenir a diabetes é um dos papéis que nós farmacêuticos temos a desempenhar , através da informação que podemos transmitir , mas sabemos que cada pessoa é responsável pelo seu estilo de vida e por isso dizer “Não há Diabetes” tem de ser assumido como um compromisso individual de cada um.

A diabetes tipo 2, que corresponde a cerca de 90 por cento da população diabética, não tem cura, mas pode ser evitada.

As pessoas com diabetes desenvolvem muitas doenças ao nível dos vasos sanguíneos, do coração, dos olhos, dos rins e dos nervos, com complicações e incapacidades várias: amputações de membros, perda da acuidade visual e cegueira, doença renal crónica, perda de sensibilidade e alterações motoras, acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos.

A identificação do nível de risco de vir a desenvolver diabetes é uma ferramenta importante , uma vez que só a pessoa que apresenta algum tipo de risco pode decidir o rumo da sua vida e realizar uma mudança para hábitos de vida mais saudáveis, que ajudem a prevenir a diabetes.

Está demonstrado que intervenções que conduzam a mudanças no comportamento individual, visando a promoção de hábitos de vida saudável, reduzem ou atrasam significativamente a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

Para prevenir esta doença, estes são seis comportamentos que deve passar a adotar:

1. Mantenha um peso equilibrado ao longo da vida.

As pessoas com excesso de peso e obesidade correm maiores riscos de vir a sofrer de diabetes.

Estudos comprovam que apenas com a redução de peso corporal, entre 5 e 10%, é possível diminuir o risco de desenvolver Diabetes para metade.

Se tem excesso de peso procure a ajuda de um nutricionista que lhe vai desenhar um plano equilibrado de perda de peso. É fundamental não perder a motivação.

O desejo por doces pode ter um efeito negativo no peso. Um suplemento alimentar com crómio, poderá ajudar o organismo a manter os níveis normais de açúcar no sangue e evitar este tipo de situações.

O crómio é um mineral essencial que contribui para o metabolismo normal dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas. Além disso, o crómio apoia o processo biológico responsável pela manutenção de níveis normais de açúcar no sangue.

Prevenir a diabetes através da perda de peso.

2. Pratique exercício físico regularmente.

O exercício físico pode e deve ser adaptado às suas preferências e capacidades. Realize pelo menos 4 horas de actividade física por semana.

Se não é adepto de desporto, procure caminhar em vez de conduzir e use as escadas em vez dos elevadores. Os exercícios mais benéficos devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos a 1 hora).

A atividade física é uma forma eficaz de controlar os níveis de glicemia, pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células. Além disso, a atividade física vai melhorar a sua condição cardiovascular geral.

Prevenir a diebetes através do exercício físico.

3. Siga uma alimentação equilibrada, para prevenir a diabetes.

A ingestão de gorduras e açucares em excesso são fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes. É por isso fundamental ingerir poucas gorduras e consumir muitas fibras.

Outros cuidados a ter com a alimentação são:

  • Privilegie os vegetais, crus ou cozidos, carnes brancas e peixe.
  • Elimine da sua alimentação os refrigerantes que têm uma enorme quantidade de açucares.
  • Tome sempre o pequeno-almoço! Não tomar o pequeno-almoço está associado a uma maior tendência para o ganho de peso, sendo este um dos principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de diabetes.
  • Fracione a sua alimentação ao longo do dia. Não deve estar mais de 3-4 horas sem comer.
  • Opte por lácteos com baixo teor de gordura e sem adição de açúcar.
Prevenir a diebetes através de uma alimentção equilibrada.

4. Evite o stress, que eleva os níveis de açúcar no sangue.

No dia a dia, reserve momentos para descansar e descontrair.

Prevenir a diebetes passa por evitar o stress.

5. Faça um check up anual. Prevenir a diabetes com a ajuda dos profissionais de saúde.

Controle a tensão arterial e os níveis de colesterol e de glicemia, pelo menos, uma vez por ano.

A prevenção da Diabetes, para quem tem um ou vários de fatores de risco mas não tem ainda o diagnóstico da doença, passa por adotar um estilo de vida mais saudável e consultar o médico, fazendo exames regulares de diagnóstico.

Prevenir a diabetes passa por realizar um check up de saúde regularmente.

6. Cuide do seu coração.

Os problemas cardiovasculares são um perigoso fator de risco .

Além de praticar exercício e de ter cuidado com a alimentação, deve evitar fumar e privilegiar atividades relaxantes .

Conheça aqui suplementos que apoiam a saúde cardiovascular.

Prevenir a diabetes com a ajuda dos profissionais de saúde.

Na promoção da saúde todos temos um papel a desempenhar :

  • Nós farmacêuticos através do esclarecimento das suas dúvidas.
  • Você, que é o único que pode decidir agir e assumir o controlo da sua saúde.

Faça as escolhas certas para a sua saúde com a nossa ajuda.

Temos um farmacêutico dedicado Via Whatsapp ou Via Chat para tirar as suas dúvidas de saúde.

Por um amanhã com mais saúde !

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