fbpx

Sign in

fechar
Create an Account

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 45 €

Conselhos de Saúde

Bacterias boas
Conselhos de Saúde

Sabia que há bactérias que estimulam as nossas defesas?

Bactérias “Boas”? Existem? São os probióticos.

Quando pensa em bactérias, provavelmente, a primeira ideia a que associa à palavra é de algo menos bom como a origem das “infecções”. E se lhe dissermos que há muitas bactérias que são nossas amigas e nos trazem imensos benefícios?

Os nossos intestinos estão colonizados por imensas bactérias, desde o momento do nosso nascimento (essa colónia é a flora bacteriana intestinal). Com o passar dos anos, esta flora intestinal vai sofrendo alterações negativas, devido a diversos factores como: a idade, o estilo de vida, a alimentação, o stress, a toma de certos medicamentos, o consumo de álcool e tabaco. A boa notícia é que há forma de a equilibrarmos.

Já ouviu falar de prebióticos e probióticos?

Os prebióticos são fibras, hidratos de carbono não digeríveis, que “alimentam” as bactérias “boas” (os probióticos) do nosso intestino, promovendo o seu crescimento e sua acção benéfica. Pode encontrá-los em suplementos alimentares que promovem o bem-estar do nosso organismo, tal como Absorvit Geral, que contém oligossacáridos (FOS e GOS), além de vitaminas e minerais.

Os probióticos são as bactérias que auxiliam o intestino a proteger-se de microrganismos nocivos, bem como ajudam ao seu bom funcionamento e também ao fortalecimento do sistema imunitário. Existem variados alimentos que são boas fontes de probióticos, tais como: Kombucha, Kéfir, Chucrute, iogurte natural, etc…

Já lhe aconteceu o surgimento de distúrbios intestinais (diarreia), infecções fúngicas (candidíase) após ter tomado um antibiótico?

Os antibióticos são medicamentos “salva-vidas” em situação de infecções bacterianas, mas assim como destroem as bactérias nocivas também arrasam com inúmeras bactérias benéficas, provocando um desequilíbrio na flora intestinal e levando ao surgimento de variados sintomas, como são exemplos a diarreia ou a candidíase.

É uma opção que deve ter em conta, quando tiver de tomar antibiótico, fazer suplementação com probióticos para prevenir as alterações intestinais:

Para apoiar na prevenção das candidíases existem também suplementos com probióticos como é o caso do Arkobiotics Íntima.

E o fortalecimento do sistema imunitário ?

É cada vez mais usual a associação de probióticos, extractos de plantas, vitaminas e minerais na formulação de suplementos alimentares que promovem o aumento das defesas imunitárias para fortalecermos o nosso organismo e prevenirmos gripes, constipações e outras infeções. Estes são exemplos de alguns:

Estes quatro suplementos alimentares foram desenvolvidos pelo laboratório Arkopharma.

A reposição de uma flora intestinal saudável tem mostrado resultados bastante promissores na saúde e é provável que mais vantagens dos probióticos venham a ser conhecidas no futuro.

Não existem dúvidas da elevada influência no reforço do sistema imunitário, melhorando a resistência a infeções e também na redução da ocorrência de alergias, particularmente em bebés e crianças pequenas.

É ainda fundamental referir que, para que um alimento/suplemento possa ser considerado probiótico com efeito benéfico para a saúde, os seus microorganismos devem estar vivos e em número suficiente. Ainda é fundamental garantir que estas bactérias estejam estáveis e viáveis até ao fim do prazo de validade do suplemento/alimento.

As quantidades e a frequência a tomar de pré e probióticos são variáveis, pelo que é fundamental o aconselhamento junto de um profissional de saúde. Estamos sempre disponíveis para um aconselhamento personalizado e adequado às suas necessidades específicas. Conte com a sua equipa de farmacêuticos, da Farmácia Arade!

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.