Queda de cabelo
Conselhos de Saúde

Como travar a queda de cabelo

A queda de cabelo é uma preocupação, infelizmente, muito comum.

A queda de cabelo é uma queixa muito comum em determinadas alturas do ano, principalmente no Outono. Isto acontece porque no verão o cabelo sofre muitas agressões provocadas pela radiação solar, pelo que é natural cair mais cabelo no outono.

O cabelo é a moldura do nosso rosto e é por isso que é tão importante para nós termos um cabelo saudável, com brilho e vitalidade.

O cabelo revela a nossa personalidade (há cortes de cabelo conservadores e outros mais irreverentes), é um símbolo de força (quem não conhece a história de Sansão e Dalila?), de sensualidade e também de afirmação social. Não é de admirar, portanto, que a queda de cabelo ou o enfraquecimento do mesmo afete a nossa autoestima.

 

O cabelo é constituído por duas partes:

  • A haste, que é a parte visível
  • A raiz, que é a parte invisível

É ao nível da raiz, inserida no couro cabeludo, que ocorre o ciclo de vida do cabelo. A parte visível do cabelo é constituída por células mortas. Durante o ciclo de vida do cabelo temos, ao mesmo tempo, cabelos em fase de crescimento, outros em fase de repouso e outros em queda.

Quando ocorre queda de cabelo em excesso causando perda de densidade capilar, quer seja uma situação temporária ou definitiva, estamos perante uma situação de Alopécia.

 

Os maiores fatores de risco para a queda do cabelo são:

  • Fatores genéticos
  • Fatores hormonais
  • Stress
  • Perturbações do couro cabeludo
  • Carências nutricionais

A perda acentuada de cabelo pode estar também associada a tratamentos agressivos como as colorações e os alisamentos.

 

Como combater a queda de cabelo:

Só podemos ter um cabelo bonito com um couro cabeludo saudável: para isso é fundamental escolher um champô de lavagem que promova uma limpeza eficaz do couro cabeludo.

Se existir alguma alteração ao nível do couro cabeludo (como inflamação, dermite seborreica ou caspa) é fundamental resolver esta afeção em primeiro lugar para travar a queda acentuada do cabelo.

Existem champôs específicos que são um complemento à prevenção e cuidado .

Hairlox champo queda de cabelo

É fundamental deixar o champô atuar alguns minutos antes do enxaguamento. O Hairlox champô foi especialmente desenvolvido para cabelos pouco densos/escassos, como complemento à prevenção e cuidado anti-queda do cabelo. Nutre a fibra capilar devolvendo o brilho e a vitalidade ao cabelo. É rico em biotina e cisteína, essenciais para um cabelo saudável, aumenta a resistência do cabelo, o brilho e a vitalidade. Aumenta a densidade e reequilibra o couro cabeludo.

A utilização de cosméticos para aplicação no couro cabeludo deve ser sempre considerada. Os principais mecanismos de atuação destes produtos (normalmente comercializados em ampolas ou em spray) são a estimulação da microcirculação sanguínea local, o aumento do metabolismo celular e a regeneração do folículo piloso. São seguros e podem ser utilizados por longos períodos de tempo e como cuidados de manutenção.

Vichy Dercos Aminexil ampolas

As ampolas Dercos Aminexil Clinical 5 são indicadas para a queda de cabelo recorrente ou sazonal  e atuam em 5 alvos:

  • Fixação do cabelo
  • Microcirculação : tem um aplicador de massagem para ajudar a estimular a microcirculação
  • Resistência
  • Equílibrio : reduz os desequilíbrios do courco cabeludo
  • Força 

Deve ser utilizada uma ampola por dia durante 6 semanas e após estas 6 semanas devem usar-se 3 ampolas por semana, como cuidado de manutenção. Podem ser usadas em cabelo seco ou molhado.

Existem ampolas específicas para mulher e específicas para homem. 

Bioascalin ativador capilar

As ampolas Bioascalin Ativador Capilar são outra opção para quem prefere apenas 1 aplicação por semana. O tratamento é de 6 semanas.

A molécula iSFRP-1, patenteada pela Giuliani a nível mundial, tem libertação para o interior do centro do comando capilar de forma específica e prolongada, graças à tecnologia exclusiva para máxima absorção.

Estas ampolas combatem a queda e favorecem o crescimento do cabelo.

Forcapil Spray Antiqueda

Para quem prefere optar por uma opção natural deve considerar a utilização do  Forcapil antiqueda spray que contém uma fórmula altamente concentrada em ativos e associa 5 extratos de plantas: Bambu, Urtiga, Millet, Ginkgo e Cavalinha.

Este spray foi desenvolvido com o objetivo de ajudar a diminuir a queda de cabelo, a favorecer o crescimento do cabelo e a manter o couro cabeludo saudável.

Deve ser aplicado diariamente durante 2 meses no couro cabeludo seco ou húmido.

De forma a repor carências nutricionais é aconselhada a toma de suplementos alimentares com ingredientes que promovam a nutrição do folículo piloso e da haste capilar.

São exemplos:

  • O zinco
  • A vitamina B6
  • A vitamina B8
  • Os aminoácidos (como a arginina, cistina e metionina)

A vitamina B6 contribui para regular a atividade hormonal, enquanto a vitamina B8 e o Zinco ajudam a manter o cabelo em condições normais. Os aminoácidos estimulam o crescimento e formação de queratina, que é o principal componente do cabelo.

Forcapil Keratina

O suplemento Forcapil  Fortificante Keratina Antiquebra é um suplemento que ajuda no fortalecimento da fibra capilar e proporciona resistência aos cabelos enfraquecidos. Também ajuda a restaurar a vitalidade, brilho e elasticidade aos cabelos.

Graças ao zinco que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, este suplemento protege o cabelo das agressões a que é sujeito: coloração, alisador, secador de cabelo, sol e poluição.

Tem na sua composição queratina bioassimilável, Biotina, Vitaminas do complexo B, Vitamina D, Zinco e Aminoácidos. Pode ser utilizado a partir dos 15 anos.

Forcapil gomas

Para quem prefere um suplemento em forma de gomas pode experimentar o Forcapil Crescimento Gomas , que foi desenvolvido para ajudar a fortificar a fibra capilar e favorecer a sua resistência. Graças à Cavalinha ajuda também a estimular o crescimento do cabelo.

Mantém também o cabelo em condições normais, graças à Biotina e ao Selénio e ajuda a tornar o cabelo mais suave a brilhante. É uma formulação inovadora sob a forma de deliciosas gomas com sabor a frutas. Pode ser utilizado a partir dos 15 anos.

 

Curiosidades sobre o cabelo:

  • UMA CABELEIRA NORMAL TEM 120 MIL A 150 MIL CABELOS
  • CADA FOLÍCULO PODE GERAR ENTRE 10 A 20 CABELOS AO LONGO DA VIDA
  • EM MÉDIA PERDEM-SE 100 CABELOS POR DIA
  • UM SÓ CABELO SUPORTA O PESO DE 50 A 100 GRAMAS

 

ATENÇÃO: Os suplementos não devem ser utilizados em substituição de uma dieta variada e equilibrada, nem de um modo de vida saudável

 

Quer ver mais opções de produtos para a queda capilar ?👇

Veja a nossa montra de produtos.

Quer ter acesso a artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Veja as nossas promoções👇
Farmácia Online