Reforçar o sistema imunitário
Conselhos de Saúde

Reforçar sistema imunitário : a microbiota intestinal desempenha um papel fundamental

Sabia que 80% das células do sistema imunitário residem no intestino?

Reforçar o sistema imunitário é fundamental, para tornar o organismo mais resistente.

Será que o intestino pode reforçar o sistema imunitário?

O sistema imunitário é o conjunto de órgãos e substâncias (como os anticorpos) que combatem agentes patogénicos e toxinas1.

As infeções respiratórias, como as gripes e constipações, são muito prevalentes nos meses mais frios e têm muito impacto na qualidade de vida dos adultos e crianças2,3. É importante o reforço do sistema imunitário, especialmente nos meses mais frios.

Durante os meses mais frios há uma maior tendência para a concentração de pessoas em locais fechados, o que acaba por contribuir para a propagação de algumas doenças infeciosas.

São por isso muito prevalentes doenças como a gripe, as constipações e outras infeções respiratórias (pneumonia, bronquite, entre outras) bem como o agravamento das doenças crónicas, nomeadamente cardíacas e respiratórias.

O intestino representa uma das primeiras linhas de defesa do organismo, uma vez que muitos agentes patogénicos chegam facilmente a este órgão pela boca. Assim, percebe-se o porquê de o intestino ter uma concentração tão elevada de defesas imunitárias.

 

Sabia que os microrganismos que existem no intestino, conhecidos como flora ou microbiota intestinal, conseguem reforçar o sistema imunitário?

A microbiota intestinal desempenha um papel fundamental na defesa do organismo pois ajuda:

  • A formar uma barreira física protetora, neutralizando toxinas e impedindo a adesão de micróbios patogénicos4,5.
  • A manter as células do intestino todas juntas, funcionando como um escudo que impede a passagem de toxinas e agentes agressores4,5.  
  • A produzir muco, que forma uma camada protetora4,5.
  • A estimular o sistema imunitário1.

Para a microbiota intestinal desempenhar estas funções tem de estar saudável e em harmonia com o nosso organismo.

 

 O que são probióticos e quais escolher para reforço do sistema imunitário?

Os probióticos são microrganismos vivos protetores que se encontram em alguns alimentos, medicamentos e/ou suplementos e que trazem benefícios à saúde1 através do equilíbrio da microbiota intestinal.

O consumo de determinados probióticos ajuda a prevenir infeções respiratórias. Mais especificamente, os probióticos Bifidobacterium lactis, Lactobacillus rhamnosus e Lactobacillus plantarum estimulam os glóbulos brancos, os anticorpos e substâncias anti e pro-inflamatórias, importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário7-11.

Os glóbulos brancos são importantes para reconhecer o agente patogénico e para sinalizar a sua localização (como se fossem as coordenadas de GPS). Estas coordenadas de GPS chegam aos «exércitos» de células protetoras que vão destruir os agentes patogénicos. No final precisamos das substâncias anti-inflamatórias para «limparem o campo de batalha».

O intestino e o pulmão comunicam entre si usando moléculas e proteínas que são mensageiros, como se fossem mensagens de Whatsapp. Assim, as substâncias do sistema imunitário produzidas no intestino conseguem viajar até ao pulmão e aí exercer o seu papel de defesa quando existe a invasão de vírus ou bactérias!

Este mecanismo é especialmente importante na época de outono/inverno em que a invasão por vírus das gripes e constipações é mais comum. Deste modo, a toma de probióticos pode ajudar a otimizar as defesas imunitárias e a prevenir estas infeções respiratórias.

Quer reforçar o sistema imunitário?

Cuide do seu intestino!

É ainda fundamental referir que, para que um alimento/suplemento possa ser considerado probiótico com efeito benéfico para a saúde, os seus microorganismos devem estar vivos e em número suficiente. Ainda é fundamental garantir que estas bactérias estejam estáveis e viáveis até ao fim do prazo de validade do suplemento/alimento.

As quantidades e a frequência a tomar de pré e probióticos são variáveis, pelo que é fundamental o aconselhamento junto de um profissional de saúde. Estamos sempre disponíveis para um aconselhamento personalizado e adequado às suas necessidades específicas. Conte com a sua equipa de farmacêuticos, da Farmácia Arade!

 

Que suplementos existem com probióticos?

Symbiosys Defencia kids é um suplemento alimentar para crianças a partir dos 3 anos, que foi desenvolvido para complementar uma dieta alimentar variada e equilibrada. Contém as estirpes bacterianas específicas Bifidobacterium lactis BS01 e Lactobacillus rhamnosus GG, além de Vitamina D3 que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário das crianças, especialmente durante os meses de inverno. As estirpes bacterianas foram cuidadosamente selecionadas para aproveitar o potencial inexplorado da microbiota intestinal das crianças.

Defencia kids

Symbiosys Defencia adults é um suplemento alimentar desenvolvido para fortalecer as suas defesas imunitárias em conjunto com uma dieta variada e equilibrada. Contém as estirpes específicas bacterianas Bifidobacterium lactis BS01Lactobacillus rhamnosus LR04 e Lactobacillus plantarum LP02, assim como Vitamina C, que contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, especialmente durante os meses de inverno. As estirpes bacterianas foram cuidadosamente selecionadas por aproveitarem o potencial inexplorado da microbiota intestinal.

Symbiosys Defencia

 

Referências Bibliográficas:

  1. Brandtzaeg P. Chapt 2 Role of the Intestinal Immune System in Health. D.C. Baumgart (ed.), Crohn’s Disease and Ulcerative Colitis, 2017. DOI 10.1007/978-3-319-33703-6_2
  2. Heikkinen T., et al. The common cold. The Lancet. 2003. 361 (9351): 51–59.
  3. Allen et al. Prevention and treatment of the common cold: making sense of the evidence. CNAJ Review. 2014. 186 (3).
  4. Da Silva G and Domingues S (2017) We Are Never Alone: Living with the Human Microbiota. Front. Young Minds. 5:35. doi: 10.3389/frym.2017.00035. 2017

https://kids.frontiersin.org/article/10.3389/frym.2017.00035

  1. Gut Microbiota For Health. Información sobre la Microbiota Intestinal. Disponível em: https://www.gutmicrobiotaforhealth.com/es/informacion-sobre-microbiota-intestinal/
  2. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/?term=dysbiosis+and+respiratory+infections&filter=datesearch.y_1
  3. SHIDA K., et al (2006) Induction of interleukin 12 by Lactobacillus strains having a rigid cell Wall resistant to intracellular Digestion. American Dairy Science Association, Journal of DairyScience Volume 89, N9
  4. Kikuchi, Y. , et al, (2014) Oral administration of Lactobacillus plantarum strain AYA enhances IgA Secretion and provides survival protection against Influenza Virus Infection in Mice. PloS ONE. Volume 9 Issue 1
  5. Liu, et al. Lactobacillus rhamnosus GG supplementation for preventing respiratory infections in children: a meta-analysis of randomized, placebo-controlled trials. 2013.
  6. Rautava, et al. Specific probiotics in reducing the risk of acute infections in infancy: a randomized, double blind, placebo-controlled study. (Lactobacillus rhamnosus LGG® and Bifidobacterium animalis spp. Lactis BB-12®), 2019.
  7. Pregliasco et al. A New Chance of Preventing Winter Disease by the Administration of Symbiotic Formulations, 2008.
  8. Calhau et al. Gut Microbiota Diversity and C-Reactive Protein Are Predictors of Disease Severity in COVID-19 Patients. Front. Microbiol., 19 July 2021 | https://doi.org/10.3389/fmicb.2021.705020. https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmicb.2021.705020/full