Selénio qual o seu papel
Conselhos de Saúde

Selénio : saiba qual a função deste micronutriente

Proteção antioxidante

O selénio contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para uma proteção antioxidante.

O selénio é um mineral que existe na natureza, inclusivamente, no solo e nos alimentos. “Apesar de ser necessário em quantidades reduzidas, razão pela qual o designamos como micronutriente, o selénio é indispensável à saúde do organismo humano.

O selénio é um micronutriente presente na natureza, quer nos solos, quer nos alimentos e desempenha várias funções importantes para o nosso organismo:

  • Na reprodução: participa na normal espermatogénese;
  • Na síntese do ADN;
  • Na saúde da tiroide: o funcionamento das hormonas tiroideias requer “ativação”, sendo esta dependente da presença de selénio.
  • No sistema imunitário: contribui para o seu normal funcionamento;
  • Poderoso antioxidante: protege as nossas células contra oxidações indesejáveis (o excesso de radicais livres conduz a um stress oxidativo, que danifica as células saudáveis e o selénio tem capacidade remover esses radicais livres, protegendo-as).

A carência prolongada de selénio pode provocar sintomas como dificuldades de concentração e alterações ao nível do humor. De uma forma geral, a carência de selénio provoca maior susceptibilidade do organismo a situações de doença.

O selénio e também o iodo são micronutrientes envolvidos na biossíntese das hormonas da tiroide e no seu funcionamento. Existe evidência que o baixo teor de selénio e de iodo aumenta também o risco de doenças autoimunes da tiroide. Os níveis plasmáticos destes oligoelementos estão correlacionados com os seus aportes diários, dado a alimentação ser a fonte essencial de iodo e de selénio.

Nesta década, Portugal acompanhou os esforços a nível europeu que permitiram melhorar o aporte diário de selénio e iodo. Porém,  estudos recentes mostraram existir ainda alguma carência na maioria da população da União Europeia.

 

Quais os alimentos ricos neste micronutriente?

A nível alimentar as fontes de selénio variam de acordo com os solos e águas utilizados na produção dos alimentos, contudo os alimentos com maior teor são:

  • castanha do Pará
  • sementes
  • ovo
  • cogumelos
  • cereais
  • peixes ( atum, bacalhau e salmão)
  • carne ( vaca, perú e frango)

 

Existem suplementos alimentares?

Sim, um exemplo é o suplemento alimentar  Selenium-ACE EXTRA . É composto por Selénio e Vitaminas que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário e para uma proteção anti-oxidante.

Além do Selénio tem também na sua composição as vitaminas C, A e B6.

Combinado com um estilo de vida saudável, Selenium-ACE® Extra é um suplemento alimentar que contribui para a melhoria do seu bem-estar, graças à sua ação antioxidante.

A dose diária recomendada é de 1 comprimido, após uma das refeições. Para otimização dos efeitos, recomendamos a utilização contínua por períodos mínimos de 3 meses, não havendo limitação definida quanto à duração máxima da toma.

Selenium-ACE® Extra é um suplemento alimentar e deve ser utilizado como complemento de um regime alimentar variado.

Não ultrapassar a dose diária indicada. 

Para mais informações, consulte o seu médico e aconselhe-se com o seu farmacêutico.

 

Selenium ACE EXTRASELENIUM ACE EXTRA 90 COMPRIMIDOS

Marta Ponceano

Farmacêutica na Farmácia Arade

 

 

Veja aqui todas as opções de suplementos com benefícios ao nível da proteção antioxidante👇
Loja Online

Quer ter acesso a mais artigos de saúde ?👇
Veja o nosso Blog : Conselhos de saúde

Junte-se à nossa comunidade 👇
Facebook Instagram | Youtube

Quer falar connosco e pedir-nos conselhos e recomendações ?👇
Envie-nos mensagem por Whatsapp : 910537604

Veja aqui as nossas promoções👇
Loja Online