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Conselhos de Saúde

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SER FUMADOR VERSUS SER EX-FUMADOR

SER FUMADOR VERSUS SER EX-FUMADOR

 

São cada vez mais os fumadores que pretendem tornar-se ex-fumadores, pelos mais variados motivos, sejam eles monetários, de bem-estar ou de saúde. Não é uma decisão fácil de tomar, nem de manter, mas existem algumas dicas que podem auxiliar nessa mudança de vida.

O que posso fazer para deixar de fumar?

– Se a hora mais complicada para abdicar do cigarro é após as refeições, mastigue sempre uma pastilha elástica no final da refeição.

– Quando sente vontade de fumar, substitua o cigarro por uma peça de fruta ou por sumos naturais, para que fique com uma sensação de frescura na boca e reduza o impulso de fumar.

– Evite situações e locais que desencadeiam a vontade de fumar.

– Pratique exercício físico.

– Recorra a consultas de cessação tabágica, onde lhe poderão aconselhar terapêuticas de substituição de nicotina (gomas, sistemas transdérmicos, etc…).

Não fumo há algumas semanas, mas é difícil resistir ao cigarro…

– Mantenha-se positivo! Quando se sente cansado ou tentado a desistir, pense no motivo que o levou a deixar de fumar.

– Faça uma lista com as razões que o levaram a deixar de fumar e mantenha-a sempre à mão.

– Arranje uma actividade que o mantenha ocupado e longe dos cigarros.

– Dê a si próprio uma recompensa com o dinheiro que poupou em tabaco, ou faça um mealheiro (quem sabe não dê para fazer a viagem dos seus sonhos?).

– A ingestão de álcool aumenta a vontade de fumar. Cuidado!

– Pensar que “é só um cigarro, não faz mal”, é apenas o primeiro passo para deitar tudo a perder.

As vantagens de deixar de fumar são inúmeras. E vai perceber isso na pele quando se tornar Ex-Fumador.

Ana Filipa Romão – Farmacêutica

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