fbpx

Sign in

fechar
Create an Account

Carrinho de Compras

fechar

ENVIO IMEDIATO ATÉ 48 HORAS | ENVIO GRÁTIS EM COMPRAS SUPERIORES A 45 €

Conselhos de Saúde

Conselhos de Saúde

SIRTUÍNAS : Como ativar os genes da longevidade

Conheça os 6 ativadores das sirtuínas

As sirtuínas são proteínas presentes no nosso organismo que regulam o ritmo a que envelhecemos: por esse motivo são chamadas de «genes da longevidade»!

Estas enzimas estão envolvidas em sistemas biológicos complexos, como: a reparação de ADN , o metabolismo e a sobrevivência celular.

As sirtuínas, mais especificamente a SIRT1, também intervêm e atenuam processos inerentes a doenças associadas ao envelhecimento. Por exemplo:  doenças inflamatórias crónicas, metabólicas, cardiovasculares e neurodegenerativas. Há vários estudos a indicar que a indução da SIRT1, por compostos naturais como o resveratrol, é uma estratégia promissora na prevenção ou tratamento de diversas doenças.

Estas enzimas ativam processos dentro das nossas células que influenciam coisas tão importantes como a capacidade de queimar gordura, a propensão para determinadas doenças e a longevidade. Estes genes são ativados pelo jejum, pelo exercício e também por substâncias que podemos incluir na nossa dieta.

Adicionar ativadores das sirtuínas à nossa dieta e rotinas de beleza é certamente uma boa ideia para quem quer combater o envelhecimento!

Com a finalidade de travar o envelhecimento, consumir alimentos ricos em compostos ativadores das sirtuínas é decerto uma boa decisão.

São estes os 6 ativadores que conseguimos encontrar em variados alimentos:

  1. Resveratrol: presente no sumo de uvas tintas, mirtilos, arandos, romã, amendoins e cacau. O resveratrol é um dos mais potentes ativadores das sirtuínas até hoje descoberto. Existem no mercado suplementos alimentares com resveratrol na sua composição.
  2. Galato de Epigalocatequina: presente no chá verde. Esta substância evita a morte celular e protege a pele do fotoenvelhecimento. Além disso tem propriedades termogénicas, aumentando a quantidade de energia que o corpo queima, ajudando na perda de gordura. Experimentem o matcha que é ainda mais rico em antioxidantes.
  3. Curcumina: presente no açafrão. É um anti-inflamatório natural e, por isso, são várias as vantagens desta especiaria oriental! Melhora o desempenho cerebral, protege o coração, ajuda na prevenção de doenças como o cancro e é um antioxidante poderoso.
  4. Quercetina : presente nas cebola roxa, rúcula e sumo de maçã.
  5. Epicatequina: presente no cacau. A epicatequina é um flavonóide. Os flavonóides pertencem ao grupo dos polifenóis, um grupo muito grande de químicos naturais encontrados nos vegetais. O cacau é ainda muito rico em antioxidantes, é diurético e rico em vitaminas e minerais.
  6. Fisetina : presente nos morangos.

Existem suplementos que contêm na sua composição curcuma como é o caso das Arkocápsulas de curcuma.

Também se encontra facilmente chá verde na composição de alguns suplementos alimentares.  No caso do suplemento Arkocápsulas Chá verde só existe mesmo chá verde na sua composição.

O resveratrol pode ser encontrado no suplemento Colagenius Beauty , que é uma associação de várias substâncias como o colagénio hidrolisado, o ácido hialurónico, a biotina, a vitamina A e claro, o resveratrol.

Há também uma marca de cosmética que utiliza como base para os seus produtos  extratos de videira e de uvas patenteados na Harvard Medical School e provenientes de vinhedos franceses (Bordéus, Champanhe, Borgonha). Essa marca é a Caudalie e tem mesmo uma gama com o novo Resveratrol Lift.  

Em conclusão, uma maneira de ativar as sirtuínas é incluir na nossa dieta os alimentos certos e/ou também selecionar suplementos ricos nas substâncias ativadoras destas proteínas !

Por consequência da escolha dos alimentos e suplementos ideais decerto surgirão efeitos benéficos sobre as várias vias de envelhecimento que todos os dias nos afetam!

Scroll To Top
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.