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Conselhos de Saúde

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SIRTUÍNAS : Como ativar os genes da longevidade

Conheça os 6 ativadores das sirtuínas

 

As sirtuínas são proteínas presentes no nosso organismo que regulam o ritmo a que envelhecemos: por esse motivo são chamadas de «genes da longevidade»!

 

Estas enzimas estão envolvidas em sistemas biológicos complexos, como: a reparação de ADN , o metabolismo e a sobrevivência celular.

As sirtuínas, mais especificamente a SIRT1, também intervêm e atenuam processos inerentes a doenças associadas ao envelhecimento. Por exemplo:  doenças inflamatórias crónicas, metabólicas, cardiovasculares e neurodegenerativas. Há vários estudos a indicar que a indução da SIRT1, por compostos naturais como o resveratrol, é uma estratégia promissora na prevenção ou tratamento de diversas doenças.

Estas enzimas ativam processos dentro das nossas células que influenciam coisas tão importantes como a capacidade de queimar gordura, a propensão para determinadas doenças e a longevidade. Estes genes são ativados pelo jejum, pelo exercício e também por substâncias que podemos incluir na nossa dieta.

Adicionar ativadores das sirtuínas à nossa dieta e rotinas de beleza é certamente uma boa ideia para quem quer combater o envelhecimento!

Com a finalidade de travar o envelhecimento, consumir alimentos ricos em compostos ativadores das sirtuínas é decerto uma boa decisão.

 

São estes os 6 ativadores que conseguimos encontrar em variados alimentos:

 

  1. Resveratrol: presente no sumo de uvas tintas, mirtilos, arandos, romã, amendoins e cacau. O resveratrol é um dos mais potentes ativadores das sirtuínas até hoje descoberto. Existem no mercado suplementos alimentares com resveratrol na sua composição.
  2. Galato de Epigalocatequina: presente no chá verde. Esta substância evita a morte celular e protege a pele do fotoenvelhecimento. Além disso tem propriedades termogénicas, aumentando a quantidade de energia que o corpo queima, ajudando na perda de gordura. Experimentem o matcha que é ainda mais rico em antioxidantes.
  3. Curcumina: presente no açafrão. É um anti-inflamatório natural e, por isso, são várias as vantagens desta especiaria oriental! Melhora o desempenho cerebral, protege o coração, ajuda na prevenção de doenças como o cancro e é um antioxidante poderoso.
  4. Quercetina : presente nas cebola roxa, rúcula e sumo de maçã.
  5. Epicatequina: presente no cacau. A epicatequina é um flavonóide. Os flavonóides pertencem ao grupo dos polifenóis, um grupo muito grande de químicos naturais encontrados nos vegetais. O cacau é ainda muito rico em antioxidantes, é diurético e rico em vitaminas e minerais.
  6. Fisetina : presente nos morangos.

 

Em conclusão, uma maneira de ativar as sirtuínas é incluir na nossa dieta os alimentos certos e/ou também selecionar suplementos ricos nas substâncias ativadoras destas proteínas !

Por consequência da escolha dos alimentos e suplementos ideais decerto surgirão efeitos benéficos sobre as várias vias de envelhecimento que todos os dias nos afetam!

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